Foto: Ana Chaffin
Casa abandonada é possível foco de roedores
A Prefeitura de Macaé, seguindo orientações do prefeito Dr. Aluízio, prossegue, nesta terça-feira (5), com o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue - , e também de roedores, no bairro Cajueiros. A ação é realizada pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, foram notificados três casos, no entanto, um confirmado como positivo.
De acordo ainda com informações da Vigilância Epidemiológica, até segunda-feira (4), foram notificados 113 casos suspeitos de dengue. No Cajueiros, os agentes de endemias visitaram as ruas e fizeram inspeção em residências, onde foi constatada a presença de roedores.
Um dos casos mais graves encontrados foi o de uma casa abandonada, localizada na Rua Arthur Coelho, onde existia muito lixo, móveis, recipientes com água acumulada, atraindo para o local, não só mosquitos da dengue, mas também roedores.
Conforme a presidente da associação de moradores do bairro, Benedita Caetano, o dono da casa abandonada está ciente do problema, porém, ele não tem condições financeiras para realizar reforma no imóvel. “O dono da casa disse que o IPTU está em dia. Ele falou ainda que pretende doar o imóvel para realização de algo em benefício da comunidade”, acrescentou.
Já na residência da dona de casa Zeni Lírio de Carvalho, os agentes de endemias do CCZ encontraram focos de roedores. “Acho importante a iniciativa da prefeitura em fazer mutirão no bairro, pois há dois anos meu filho teve dengue. Gostei da atenção que estão dando na minha residência", declarou.
Outro grupo de agentes localizou na Rua Álvaro Borges, na altura do número 114, um foco de mosquito Aedes aegypti. A mostra das larvas foi recolhida e encaminhada ao laboratório do CCZ para análise. Segundo informações da equipe, o foco, que estava em um vaso de plantas, foi eliminado.
O carro fumacê passará no bairro Cajueiros, na quinta-feira (7), a partir das 18h. Os agentes de endemias iniciam os trabalhos de combate ao mosquito da dengue, nesta quarta-feira (6), no bairro Alto dos Cajueiros.
Informações adicionais, reclamações e/ou solicitações de visitas dos agentes de endemias, podem ser adquiridas pelo telefone: (22) 2772-6461.