A reforma das escolas da rede foi anunciada como uma das prioridades da Secretaria de Educação de Macaé para este ano. Prova disso é que atualmente 200 trabalhadores trabalham na reforma das unidades, além de outros contratados para atendimentos emergenciais, com o objetivo de melhorar a infraestrutura dos colégios. Quinze escolas já foram reformadas nos últimos meses. Dentre elas está a Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias, que já está em funcionamento.
Desde janeiro, a unidade passou por reparos elétricos e hidráulicos. Além disso, também foi reparado todo telhado, as janelas, entre outros trabalhos. A Caetano Dias ainda receberá o programa “Minha Escola Querida” no próximo dia 18 de junho. Durante o mutirão, o foco do programa estará na motivação e conscientização da comunidade de que a escola pertence a todos e também no embelezamento da unidade.
- Uma das prioridades da Secretaria este ano é melhorar a infraestrutura das unidades municipais de ensino. Oito escolas estão passando por reformas simultaneamente e já recebemos mais de 200 chamadas para a equipe responsável por pequenas reformas, como reparos elétricos e hidráulicos, que também está à disposição das escolas – afirmou o secretário de Educação, Guto Garcia, que esteve na Escola Caetano Dias durante a reforma.
Após três meses do trabalho, o Caetano Dias está em pleno funcionamento, atendendo a cerca de 130 alunos. A orientadora pedagógica, Vanessa Alves David, relata a importância da recuperação, em que além a reformas, a escola ganhou espaço para a instalação de laboratório de informática, biblioteca, horta e canteiros.
- Acho que a vinda para este espaço possibilita a criação de uma nova escola, com mais segurança, apoio dos pais e da comunidade. Aqui teremos a chance de colocar os projetos que em prática. A nova estrutura vai desenvolver nos alunos a sensação de pertencer à escola, comentou.