logo

Prefeitura quer fomentar turismo no Sana

16/08/2005 14:33:48 - Jornalista: Janira Braga

SANA – Identificar as potencialidades turísticas, agregando valor às características culturais, artesanais, culinárias e musicais do Sana, na região serrana, para fomentar o turismo no distrito. Esse é o objetivo do prefeito Riverton Mussi (PSDB) - que participou na tarde de segunda-feira (15) do curso de Gestão de Negócios promovido para empresários do Sana – para o distrito.

- O curso de gestão de negócios qualifica melhor os empresários e comerciantes para o turismo, que é o principal vetor econômico do distrito – afirmou o prefeito.

O encontro de segunda, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda, reuniu mais de 20 pequenos empresários no Centro de Estudos Sanitários (Cesa) do distrito. “Queremos desenvolver um turismo mais qualificado, que vai permitir explorar as potencialidades locais e ampliar os negócios dos empreendedores. Queremos profissionalizar o turismo”, ressaltou Riverton.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, o trabalho foi iniciado no Sana pelo curso de gestão de negócios voltado para o empregador, que é o grupo formado por empresários e proprietários de empreendimentos como restaurantes, bares, pousadas e outros estabelecimentos diversos. “Queremos que os contratantes assimilem a necessidade do bom relacionamento com os empregados, sociedade e município”, disse.

Bogado explicou que no curso, os empreendedores recebem treinamento com foco na gestão de qualidade, com fomento à geração de renda, qualificação profissional e desenvolvimento da cidadania. “Estamos promovendo seis encontros que vão culminar na realização de um planejamento estratégico que vai sinalizar os projetos necessários para o desenvolvimento da região”, afirmou.

Segundo o secretário, as ações do planejamento estratégico serão definidas nos próximos dias 29 e 30, quando o grupo vai elaborar as propostas que sejam adequadas ao interesse da comunidade. “Estamos focando a geração de emprego. O turismo é o maior fomentador de emprego na região e por isso, vamos levantar os pontos positivos e os que precisam de melhoria. Queremos que a região seja modelo nacional de turismo”, ressaltou Bogado, citando que o planejamento estratégico poderá identificar fomento ao emprego com geração de vagas para guias ecológicos, de turismo, no setor de hotelaria, de eventos, entre outras opções.

A jovem empreendedora Ana Carolina de Oliveira, que desenvolve trabalhos artesanais, junto com o marido, no atelier Tabatinga – Arte no Barro, no Centro do Sana, afirmou que o curso fornece mais qualidade ao turismo do distrito. “No encontro de hoje, foi abordada a relação com o cliente, com as práticas de bom atendimento que fazem o turista voltar. No Tabatinga, atendemos bem os visitantes para que eles sempre voltem”, opinou a pequena empresária.