Prefeitura quer número de policiais do Proeis quatro vezes maior

21/06/2022 11:19:00 - Jornalista: Janira Braga

Prefeitura também busca implantar com Estado o Grupamento Aeromóvel, com helicópteros com policiais com fuzil

Em reunião com representantes do polo gastronômico nesta segunda-feira (20, o prefeito Welberth Rezende afirmou que solicitou ao Governo do Estado que o número de policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) seja quatro vezes maior em Macaé, com custos pela prefeitura. A informação foi passada durante reunião com representantes do Polo Gastronômico, em um restaurante da orla.

 - O governo municipal está de mãos dadas com o governo do estado para a segurança pública. Solicitamos que o Proeis seja quadruplicado; buscamos a implantação do Regime Adicional de Serviço, o RAS, que permite que agentes de segurança da Polícia Civil façam escalas extras; implantamos o Segurança Presente com mais 14 policiais na região do Centro e Imbetiba e buscamos ampliar a parceria, como no Proeis, para que policiais trabalhem horas extras custeadas pela prefeitura – enumerou Welberth.

O prefeito também informou que o município fará um centro de operações com monitoramento de 500 câmeras por toda a cidade e que irá dobrar o número de viaturas da Guarda Municipal, além de realizar a reforma da Guarda. “Está em andamento com nosso parceiro governador Cláudio Castro as obras do primeiro Batalhão de Ações com Cães (BAC) do interior do Estado e buscamos a implantação do Grupamento Aeromóvel (GAM), com helicópteros com policiais com fuzil”, observou, citando o GAM, que opera exclusivamente na atividade aérea e o BAC, que está em construção dentro do Parque da Cidade.

A atuação do Grupo de Apoio Operacional (Gaop) no apoio à segurança também foi pontuada pelo prefeito no encontro na noite desta segunda-feira, que reuniu o deputado Chico Machado, os vereadores Luiz Matos e Edson Chiquini; o Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Vinícius Carvalho; o representante da Polícia Civil, Vitor Vieira; o presidente da CDL, Luiz Henrique Ferreti; o presidente da Acim, Frederico Barreto e secretários municipais, além dos empresários do Polo Gastronômico.

Nova iluminação na orla dos Cavaleiros será entregue em setembro

- Nossa reunião visa principalmente conversar sobre a segurança pública e a iluminação pública na Praia dos Cavaleiros – apontou o presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, André Alcino. Sobre a iluminação pública, Welberth expôs que a previsão contratual para a iluminação pública é para setembro. “Com iluminação inclusive da areia da praia”, relatou o prefeito, lembrando a burocracia dos processos licitatórios, que impedem maior celeridade. “Já a reforma do deck fica pronta em cerca de um mês”, complementou.

O Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Vinícius Carvalho, enalteceu a integração da prefeitura com a Polícia Militar. “O prefeito presta um ótimo serviço público, é um ente político extremamente dedicado e os crimes praticados em Macaé são de reincidentes. Estamos intensificando o policiamento aqui na orla dos Cavaleiros”, explicou, revelando detalhes que por questões de sigilo não serão divulgadas.

O deputado Chico Machado ressaltou o vigor econômico e a potencialidade de Macaé como polo de petróleo e gás e destacou que apoia todas as ações para potencializar a segurança pública na cidade. “Lutamos muito pela questão do Segurança Presente. Nossa parceria com a prefeitura, com o governo do estado vai continuar, teremos uma nova realidade com o policiamento de Macaé, que é a locomotiva do estado”, frisou.

O secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, mencionou que operação integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar começou nesta segunda-feira a melhorar o patrulhamento da orla durante a madrugada, com aumento do efetivo da Guarda Municipal. “Neste primeiro momento melhoramos o efetivo da Guarda Municipal com vistas a coibir furtos e roubos no entorno dos Cavaleiros e Avenida Atlântica”, salientou.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; Turismo, Léo Anderson; Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna e Serviços Públicos, Rodrigo Silva, participaram da reunião.


Fotos Relacionadas