Foto: Érica Ferreira
Atendendo solicitação de moradores de Imbetiba, a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, realizou um trabalho de controle de roedores no bairro. As ações foram aplicação de veneno para combater os roedores e eliminação dos focos de proliferação de ratos, além de orientações técnicas com toda vizinhança.
Agentes atuaram nos locais da denúncia, porém, foi constatado, através de vestígios, que as residências eram apenas passagem dos roedores, pois não foi encontrado foco no local. A equipe aplicou um princípio ativo com o uso de isca, com blocos parafinados de 20 gramas. De acordo com o consumo desses blocos, serão verificados quais os pontos mais críticos para diagnosticar que tipo de infestação o local apresenta.
Os agentes vão voltar aos locais onde foram realizadas as ações em dez dias, assim, será analisada a situação da região, podendo ser programada estratégia de combate mais ampla em todo bairro. A partir daí, será desenvolvido um trabalho educativo em que são passadas orientações básicas ao cidadão, como: higiene, limpeza, acondicionamento de alimentos, resíduos, entulhos e todo o tipo de material.
Perigo – Os agentes alertam que os ratos são transmissores da leptospirose. A doença é transmitida pela urina dos animais e a contaminação se dá, geralmente, pela ingestão ou contato da pele com água contaminada.
Os sintomas são febre e dor muscular, principalmente na batata da perna, podendo levar a morte. É importante a população comunicar a presença de roedores para que o controle seja feito.
Para denunciar focos de roedores ou contaminação por leptospirose, a população pode ligar para os telefones 2762-6461 e 2762-0175. O CCZ fica na Rua Velho Campos, 475 – Centro.