Foto: Ana Chaffin
Desde as primeiras horas desta sexta (01), equipes da prefeitura estão nas ruas, realizando ações emergenciais para minimizar os problemas causados pelas chuvas que caíram durante a madrugada em diversos pontos da cidade. Atuam neste trabalho a Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Limpeza e Manutenção, Desenvolvimento Social, Obras, Interior, Ambiente e Saúde. A ação do governo municipal deu resposta imediata às chamadas da população.
Agentes da Mobilidade Urbana orientam a população em diversas vias atingidas pelas chuvas. Na estrada Macaé x Glicério houve queda de barreira, prejudicando o tráfego de veículos em pontos isolados. O asfalto cedeu próximo ao Terminal de Cabiúnas e uma barreira caiu próxima ao Garden Motel. Em ambos os casos, o trânsito esta em meia pista e equipe da Secretaria de Limpeza e Manutenção trabalha para liberar o tráfego.
Desde o início das chuvas os agentes da Defesa Civil orientam a população e fazem o levantamento da situação em vários pontos da cidade. No condomínio Village da Serra, um muro de contenção desabou e algumas casas na Piracema foram interditadas devido ao alagamento.
Essas famílias foram atendidas por assistentes sociais e encaminhadas para casas de parentes. No Centro de Convivência do Idoso, foi montada uma estrutura especial que recebeu 16 pessoas temporariamente. “Encontramos na Piracema famílias que convivem com problemas graves, com alagamentos em suas casas, com rachaduras. São situações de risco, de verdadeira calamidade que impedem que elas permaneçam nesse local. Vamos acolhê-las nas melhores condições possíveis e estudar a melhor medida para que a situação se resolva”, afirma o prefeito Dr. Aluízio.
Também na Piracema, o prefeito determinou a dragagem de canais, a retirada de entulhos e a instalação de caçambas para o descarte apropriado de resíduos. No local, a equipe de trabalho detectou problemas ocasionados pelo aterramento no bairro e pela interrupção de trechos de canais, o que impede o escoamento das chuvas. Uma bomba foi instalada no local para ajudar no escoamento das águas.
A situação do Rio Macaé já está controlada. Às 6h45, o Rio São Pedro (braço do Rio Macaé), esteve em alerta máximo, por ter ultrapassado o nível de alagamento. No entanto, a água do rio já diminuiu e a tendência, com a melhora do tempo, é que a situação seja normalizada nas próximas horas.
Equipes da Limpeza Pública também estão nas ruas fazendo ações de limpeza de bueiros e varrição. Além disso, realizam serviços emergências em diversas vias da cidade, como a avenida Luiz Lírio, na Barra. No entanto, somente após o período de chuvas a prefeitura poderá fazer o recapeamento asfáltico necessário para sanar o problema.
De acordo com o prefeito a população precisa entender que o poder público está presente para ajudá-los e a parceria deve ser constante para garantir a urgências na execução das ações emergenciais. "Conhecendo de perto os problemas é que podemos traçar as estratégias para resolvê-los da melhor maneira possível. Estando nas ruas, garantimos a urgência na execução de ações emergenciais. É para isso que a prefeitura existe, para promover a cooperação para que as pessoas vivam melhor", finaliza Dr. Aluízio.