Prefeitura realiza cadastro de profissionais da cultura

28/02/2013 14:36:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Maurício Porão

Continuando o trabalho de mapeamento das ações culturais do município, o governo municipal, com a Fundação Macaé de Cultura, está realizando o cadastramento dos profissionais que atuam no segmento em Macaé. A proposta da prefeitura é sistematizar as informações, constituir, implantar e manter atualizado um banco com dados profissionais de atores, artistas circenses, poetas, bailarinos, produtores, coreógrafos, técnicos, músicos, cantores, artistas plásticos e artesãos que trabalham ou têm o interesse de trabalhar na cidade.

As informações funcionarão como um censo, no qual será possível realizar um mapeamento da realidade dos profissionais da cultura em Macaé, com informações mais precisas do ponto de vista estatístico, tanto da quantidade como na qualidade do serviço oferecido na cidade. Além disso, o governo pretende estabelecer um diálogo concreto e permanente com os diversos públicos e com os profissionais.

Com essas informações, o governo pretende facilitar a pesquisa direta do mercado à produção cultural local, disponibilizando um cadastro dos profissionais para utilizar em projetos, como também indicar os serviços disponíveis em produções próprias ou de outros. A prefeitura informa que é muito comum ligarem para a Fundação de Cultura pedindo indicação de profissionais do setor.

Os dados coletados vão contribuir para a preservação da diversidade cultural de Macaé, como também para a disseminação de informações sobre o patrimônio cultural macaense a todos os segmentos da sociedade local, nacional e internacional. Além disso, o município informa que o registro é importante para planejar novas ações culturais.

Todo profissional do setor que quiser se cadastrar deve comparecer à sede da Fundação Macaé de Cultura, onde preencherá uma ficha com os seguintes campos pessoais: profissão; nome/nome artístico; RG; CPF; registro profissional (quando couber); data de nascimento; contatos (telefone, e-mail, facebook, skype, msn, etc.); endereço e habilidades artísticas.

As inscrições acontecem sempre das 12 às 17horas e seguem o calendário abaixo:
a) 25/02 a 01/03 – Atores, artistas circenses, poetas, bailarinos e afins
b) 04/03 a 06/03 – Produtores, coreógrafos, técnicos* e afins
c) 11/03 a 13/03 – Músicos, cantores, artistas plásticos, artesãos e outros não relacionados
*Cenógrafos, figurinistas, cenotécnicos, aderecistas, maquiadores, iluminadores, operadores de som, camareiras, roteiristas, escritores e demais profissionais da área.

A Fundação fica na Av. Rui Barbosa, 780, 2º andar, no Centro. Quaisquer dúvidas podem ser tiradas através do telefone (22) 2759-0889.