Foto: Rui Porto Filho
Todos os resíduos recebidos pela campanha serão encaminhados para reciclagem
Visando reduzir os impactos ambientais em Macaé, a prefeitura lança, nesta terça-feira (27), mais uma edição da Campanha de Coleta de Resíduos Tecnológicos, que tem como meta arrecadar equipamentos eletrônicos, elétricos, pilhas e baterias de toda a cidade, que costumam ser descartados de forma irregular em diversos pontos.
A campanha tem como objetivo estabelecer uma nova política de gestão de resíduos tecnológicos no município, buscando novas formas de intervenção para esse tipo de lixo, que requer atenção especial, não apenas pelo grande volume gerado, mas também porque possui substancias tóxicas que oferecem grandes riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
A proposta é realizar, através dessa ação, a conscientização para entrega voluntária, por parte dos moradores, de equipamentos como impressora, monitor, teclado, mouse, baterias e pilhas usadas, ferramentas elétricas, DVDs e qualquer outro resíduo tecnológico para que não venha a ser descartado em lixo comum. O ideal é que seja encaminhado para o ponto de coleta.
A programação da campanha prevê a coleta dos resíduos tecnológicos nos dias úteis, até o dia 13 de setembro, no horário comercial, na Praça Washington Luiz. No local, uma equipe da secretaria estará lá para recolher os equipamentos inservíveis.
Todos os resíduos recebidos pela campanha serão encaminhados para reciclagem e os materiais que não estiverem adequados para este processo terão uma destinação final correta, evitando a poluição do meio ambiente.