A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove hoje (4), às 19h no Tênis Clube sede social, mais uma formatura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A instituição está completando três anos com 14 mil certificados emitidos entre cursos 100% subsidiados pela Prefeitura de Macaé e os cursos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) em parceria com a Petrobras.
Nos próximos dias, 10 empresas de Macaé e região assinarão nos próximos dias a adesão ao Prodesmar.
- Cada empresa vai investir em responsabilidade social através do projeto de qualificação profissional de jovens e adultos não exclusiva à cadeia do petróleo, executado desde 2008 pela Prefeitura através do Cetep. A união das empresas com a Petrobras e a Prefeitura garante a continuidade do projeto de Qualificação em 2012, explicou.
O projeto de Qualificação possui como linha programática a “Educação para Qualificação Profissional”, de acordo com o programa de responsabilidade social da Petrobras, o Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. O objetivo é oferecer cursos de capacitação profissional que ampliem as oportunidades de trabalho e renda para jovens e adultos, a partir de 16 anos, o de Macaé e região.
Em sua primeira etapa, concluída com sucesso antes do previsto, o projeto foi responsável por 6.985 formandos nos 54 cursos oferecidos pelo projeto. Este ano o Cetep cumpre a segunda etapa, com meta de formar 3.050 pessoas em 24 cursos até novembro. Com a formatura desta semana, onde 600 pessoas serão certificadas, mais de 50% desta meta estará cumprida. "Em maio certifcamos mil pessoas do Prodesmar. O Cetep cumpre mais uma vez com êxito suas metas", destaca o secretário.
O projeto de qualificação, assumido pelo CETEP, se tornou um dos mais bem sucedidos, tendo a instituição ultrapassado a meta estabelecida de 5.740 formandos, antes do prazo. Em 2010 a prefeitura manteve o Cetep integralmente com recursos próprios e capacitou cerca de quatro mil pessoas. O sucesso se reverteu, em 2011, com a renovação do contrato com a Petrobras e a adesão de empresas ao projeto, que hoje é referência em qualificação profissional na região.
Além dos cursos do Prodesmar, o Cetep possui cursos subsidiados integralmente pela Prefeitura, os cursos do Programa Educa Mais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA). As aulas são ministradas em salas de aulas da sede do Cetep, das escolas municipais da rede, Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Copa na Barra, entre outros.