Foto: Kaná Manhães
Prefeitura realizou mutirão contra a dengue no Parque Valentina Miranda
A prefeitura de Macaé realizou nesta quarta feira (5), no Parque Valentina Miranda, mutirão contra a dengue. O objetivo é combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e uniu várias secretárias no combate ao transmissor. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria de Saúde de Macaé, fez um levantamento dos índices de manifestação de dengue nos bairros do município e deu início à força tarefa, que reúne diversas secretarias.
O programa de Homeopatia Municipal promoveu ações epidemiológicas e de vigilância no bairro Parque Valentina Miranda. O estande foi montado na praça principal com aplicação do medicamento homeopático - que não imuniza contra a doença, mas auxilia no controle dos sintomas. Orientações sobre os cuidados e panfletos educativos também foram distribuídos. As ações prosseguiram com os agentes de endemias realizando visitas domiciliares com atividades de bloqueio: aplicação de larvicida nas caixas de água, carro UBV raio 150m (fumacê) e aerocíste - bomba manual para casos mais agravantes.
A tarefa foi dividida entre as secretarias municipais que participam da força tarefa contra a dengue. A secretaria de Serviços Públicos ficou responsável pela limpeza dos bueiros e terrenos baldios; a Defesa Civil orientou os moradores quanto às áreas de possível risco no bairro, ajudando na atuação da Saúde de casa em casa; a secretaria de Educação orientou dentro das escolas, com palestra de conscientização e dicas, e o Meio Ambiente com poda de árvores para evitar a proliferação dos mosquitos.
De acordo com o supervisor geral da secretaria de Saúde, Flávio Paschoal, a grande importância da campanha é conscientizar a população dos perigos que a dengue pode trazer para a saúde da família. “Ela pode até matar, por isso, orientamos a população a cuidar da higiene da casa como se fosse a própria higiene pessoal, para não vir afetar a saúde de todos”, concluiu.
No bairro, pessoas como Luiz Cláudio, auxiliar de serviços gerais, explica a importância da limpeza no quintal da casa, e agradece a iniciativa pelo combate à dengue, por ser muito importante para toda a cidade. Aparecida Monteiro, de 51 anos, doméstica, concorda com a aplicação do medicamento homeopático nos bairros por não ter tempo de ir ao Posto de Saúde. “A iniciativa é muito boa”, conclui.
Cuidados que se deve ter dentro de casa:
-Manter a caixa de água tampada adequadamente;
-Remover folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água;
-Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje;
-Encher de areia pratinhos de vasos de planta para não acumular água;
-Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
-Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada e
-Não jogar lixo em terrenos baldios.
A campanha continua na próxima sexta feira (7), no bairro Jardim Esperança.