Foto: Juranir Badaró
De janeiro a maio deste ano, a Guarda Ambiental de Macaé resgatou 74 animais
Dando continuidade às ações de resgate aos animais silvestre e preservação da fauna, a Prefeitura de Macaé realizou, na segunda-feira (1), a apreensão de um sagui e uma jiboia. A ação foi coordenada pela Guarda Ambiental de Macaé.
De acordo com os guardas ambientais, a cobra, de aproximadamente 1,5 metro, foi resgatada no bairro Jardim Vitória com graves ferimentos e tem poucas chances de sobrevivência. “É importante que a população, ao se deparar com esses animais, não os agrida, e entre imediatamente em contato com a guarda ambiental para que possamos realizar o resgate. Este é um animal protegido por lei”, informou o responsável pela guarda ambiental, Madison Nazareno de Oliveira Pereira.
O Sagui foi encontrado próximo à base operacional da guarda e será encaminhado, nesta quarta-feira (3), junto com outros animais resgatados, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Rio de Janeiro, de onde será enviado para o seu habitat natural, na Bahia.
No total, de janeiro a maio deste ano, a Guarda Ambiental de Macaé resgatou 74 animais; combateu sete focos de incêndio; realizou seis socorros à vitima; atendeu a 12 ordens de operação (combate à caça e degradação); averiguou 66 denúncias e prestou apoio em 35 ações integradas.
A guarda ambiental tem como principal objetivo proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais do município. A equipe trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O grupo realiza ainda diversas incursões para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora.
O telefone de contato com a guarda ambiental para denúncias e solicitações de resgate é (22) 9701 9770.