A prefeitura, por meio do Colégio de Aplicação (CAp) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), realiza nesta terça-feira (18) o I Seminário Drogas: Juventude, Dependência Química e Prevenção, no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, das 13h30 às 16h. O objetivo é orientar e formar alunos para o mercado de trabalho e para a vida.
O seminário em questão faz parte do projeto “Capas”, que busca o desafio de trabalhar questões sociais apresentadas de diversas formas, contribuindo para a formação de cidadãos íntegros, críticos, autônomos e criativos.
Desde 2010 o projeto trabalha questões como as de portadores de deficiência e necessidades especiais, idosos e da gravidez na adolescência, ministrando palestras para os jovens estudantes do Colégio de Aplicação e os interessados nos assuntos apresentados.
A temática de 2013 aborda drogas, dependência química e prevenção. A ideia de trabalhar o assunto foi desenvolvida a partir de leituras e reuniões interativas com os estudantes do CAp com alunos de outras instituições. Desta forma, são os jovens falando com jovens numa ação preventiva sobre drogas.
“Os alunos do ensino médio devem ser orientados para além do conhecimento formal e para o mercado de trabalho e, participando deste projeto, eles têm a oportunidade para a cidadania”, defende a orientadora pedagógica, Balade Aref.
Programação:
13h30: Abertura com intervenção cênico-musical.
Palestrantes:
14h – A gerente do Núcleo de Inserção na Educação (NIE), da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), da Prefeitura de Macaé, a assistente social Adriana Silva Feliciano, pós-graduada em dependência química e outros transtornos compulsivos, abordará a adolescência e a nova onda com debate sobre o uso indevido de drogas.
14h40 – Animador cultural do NIE/Cepode, Carlos Henrique Genásio de Souza.
15h – A psicóloga Rosinete Silva Massiere, doutoranda em Ciências da Educação, fala sobre “ A Droga é uma Droga”.
15h30 – O coordenador do Programa de Estudos em Direitos Humanos do CAp, o sociólogo Paulo Henrique Dantas, mestre em Ciências Sociais pela Uerj, aborda o tema “Consumo de drogas e direitos humanos: uma contribuição ao debate”.
16h – Debate sobre a temática.