Prefeitura realiza vasta programação na Semana do Meio Ambiente

Jun 1, 2024 5:55:00 AM - Jornalista: Liliane Barboza

A programação terá início na quarta (5 de junho) e se estende até o dia 26

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Educação e Guarda Municipal, estarão realizando várias atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação terá início na quarta-feira (5 de junho), na Orla da Praça do Bar do Coco, das 8h às 17h. Serão realizadas atividades lúdicas, oficinas, entre outras ações voltadas para a conservação do meio ambiente.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, explica que a pasta aderiu a Campanha Junho Verde, criada pelo governo federal (Lei 14.393/22) com o objetivo de conscientizar a sociedade local sobre as questões relacionadas ao ambiente.

Ela acrescentou ainda que durante o mês de junho, a Secretaria de Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal, NUPEM e outros apoiadores vão promover diversas atividades com a intenção de incentivar mudanças de comportamentos necessários para a conservação dos bens naturais e preservação dos ecossistemas. O Junho Verde será um mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização da população.



“Logo na primeira semana, teremos uma ação na Praça do Bar do Coco em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de alunos da rede municipal e aberta a toda comunidade. Nas semanas seguintes teremos muitas atividades em vários locais da cidade, confira nossa programação. Somamos esforços para destacar a importância de preservar nossa natureza e adotar práticas sustentáveis. Junte-se a nós nessa causa”, ressaltou Isaura Sales.


Programação:

06/06 – 9h- Replantio do Pomar Urbano de Imboassica - Serão realizados replantios de espécies frutíferas como acerola, amora e nêspera.

11/06 – 9h- Trilha da ciência no Nupem - Na trilha da ciência do Nupem, a natureza ganha vida com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

11/06- 13h30- Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem.

15/06 – 9h- Atividade com os Escoteiros dos Grupos de Macaé e Rio das Ostras, com o tema “Sempre alerta para a fiscalização ambiental” , no Bosque da Lagoa de Imboassica.

19/06 – 9h- Apresentação do projeto “Sensitrilha” com alunos da educação inclusiva no Parque Atalaia

19/06 – 8h- Limpeza Ilha do Francês

26/06 – 9h- Lagoa de Imboassica - 3ª etapa do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro” com alunos do colégio Municipal Renato Martins, Projeto “Canoa na Lagoa” e ação de limpeza na margem da Lagoa