logo

Prefeitura realiza vistoria no Macaé Centro

28/01/2011 17:27:13 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Vistoria aconteceu na tarde desta sexta-feira(28)

A Prefeitura de Macaé realizou nesta sexta-feira (28), à tarde, vistoria técnica no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O local receberá uma série de intervenções para a Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que será realizada entre os dias 14 e 17 de junho. A Brasil Offshore é a terceira maior feira de petróleo do mundo e movimenta toda a economia do município. A primeira intervenção começou pela manutenção dos equipamentos contra incêndio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o secretário de Manutenção de Vias, Parques, Jardins e Cemitérios, Chico Machado, o subsecretário de Governo e diretor da feira Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim e o consultor técnico da secretária de Governo, Paulo Patrocínio Júnior, participaram da vistoria.

Na próxima semana, a secretaria de Manutenção já começa a providenciar a retirada do gradil frontal do Macaé Centro, que possui cerca de 80 metros e está instalado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

- Vamos providenciar a retirada da grade da parte frontal que já está muito corroído pela ação do tempo e da maresia. Novo objetivo é auxiliar a secretaria de Desenvolvimento Econômico para a realização do evento, dando um novo aspecto na parte externa do Macaé Centro, explicou Chico Machado.

As ações que serão realizadas no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho contemplam também obras na rede de esgoto e água, iluminação e parte elétrica. A Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (EMOPI) e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (ESANE) já realizaram vistoria no local para o início das intervenções. O levantamento técnico completo estrutural do Macaé Centro também foi encaminhado à secretaria de Obras para a realização dos serviços necessários.

A ESANE vai realizar intervenções na rede de esgoto interna do Macaé Centro que será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Engenheiro da Praia. Já a EMOPI realizará a manutenção da rede elétrica do local.

- A Brasil Offshore é uma das feiras mais importantes do mundo do setor de petróleo e gás e que movimenta toda a economia do município, inclusive gerando diversos postos de trabalho temporários. Só de visitantes, a última edição da feira, em 2009, recebeu cerca de 50 mil pessoas. Isso traz uma grande projeção para o município e nossa intenção é realizar a manutenção no Macaé Centro com todas as intervenções necessárias para o evento -, ressaltou Cliton da Silva Santos.

Já o subsecretário de Governo explicou que as ações para a realização da Brasil Offshore não se restringem somente ao local do evento.

- Estamos fazendo essas intervenções no Macaé Centro, mas também não podemos nos esquecer da cidade como um todo. Em paralelo a isso, a prefeitura de Macaé implementa o Projeto Planejando Macaé, um programa da secretaria de Governo, e que aponta ações pontuais para uma cidade mais humanizada, com projetos que já serão iniciados em breve, como a reurbanização da orla da Imbetiba. Para a Brasil Offshore também já estamos planejando algumas ações como a criação de bolsões de estacionamento no entorno do Centro de Convenções para carga e descarga dos caminhões que trabalharão durante o evento e a Avenida Industrial que já deverá estar liberada para o trânsito e que desviará o trânsito do centro da cidade, interligando as Linhas Azul e Verde. Macaé é um município que tem um crescimento diferenciado do resto do país, acima da média nacional. Com as políticas públicas que estão sendo implementadas pelo governo do prefeito Riverton Mussi, a cidade está se preparando para esse crescimento, que agora conta ainda com a consultoria do urbanista Jaime Lerner para a implementação do Planejando Macaé, com a visão de uma cidade mais humanizada -, explica Fernando Amorim.


Fotos Relacionadas