logo

Prefeitura realizou Fórum de Juventude

12/08/2013 15:14:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Maurício Porão

Objetivo do I Fórum da Juventude foi discutir políticas públicas para a juventude.

Na semana em que a presidenta Dilma sancionou o Estatuto da Juventude, a Prefeitura de Macaé realizou o I Fórum da Juventude – na sexta-feira (9) e no sábado (10), na Cidade Universitária. O encontro foi uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), que tem como objetivo principal focar nas políticas públicas desenvolvidas pelo município em prol dos jovens.

Segundo a subsecretária de Infância e Juventude, a assistente social Léia Martins Pires Figueiredo, o Fórum teve a intenção de estimular a própria juventude a discutir o que é prioritário no que se refere às políticas públicas em Macaé. Durante o evento foi possível discutir as demandas da juventude por profissionalização, cultura, lazer e esporte.

A abertura do Fórum aconteceu na noite de sexta-feira (9) com a presença de autoridades municipais do Legislativo e do Executivo, do Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, além de representantes de organizações sociais e jovens, e contou com uma apresentação cultural. Toda a cerimônia teve a tradução simultânea para linguagem de sinais.

Já no sábado (10) os participantes se dividiram em grupos para discutir, entre outros temas, a cultura urbana, criminalização da juventude, profissionalização para o mercado de trabalho e jovem e saúde.

Um dos assuntos abordados com destaque foi a promulgação do Estatuto Nacional da Juventude. Muitos jovens questionaram durante os debates a importância do estatuto para a implantação das políticas públicas que os beneficiarão. Foi apresentado que entre as justificativas para o mesmo, estão a necessidade de se efetivar políticas favoráveis à profissionalização do jovem, proporcionar a esse público meia-entrada para assistir espetáculos, que é uma intenção em prol da cultura e do lazer, entre outras ações, como a implantação do Conselho Municipal da Juventude em todos os municípios da União.