As cerca de 90 associações de moradores de Macaé têm até o dia 27 de dezembro para fazer o recadastramento na Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds). O objetivo desse recadastramento é que as informações sobre as entidades estão defasadas, já que os dados disponíveis são de cinco anos atrás. A Semds fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 403.
Os documentos necessários para o recadastramento são: o Estatuto da Associação de Moradores, a Ata da Diretoria e o CNPJ. Os representantes das associações vão resp onder uma ficha informando os nomes dos integrantes da diretoria, data e término do mandato, se fazem algum trabalho social, se possuem cadastro dos moradores, onde funcionam e outras.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, as associações de moradores conhecem a realidade de cada comunidade, de cada bairro. Por isso, têm condições de prestar um serviço útil, trazendo para os gestores da cidade sugestões e propostas significativas. Ela pontua também que as associações devem permanecer voltadas aos assuntos importantes para as comunidades e que a Secretaria de Desenvolvimento Social está aberta para ser parceira dessas entidades.
Na oportunidade, Ivânia lembra que as associações de moradores do Morro de Santana, Cajueiros, Praia Campista, Imburo, São José do Barreto, Lagoa, Riviera II, Malvinas, São José de Itaparica e Jardim Carioca precisam retirar o material (livros de atas e os estatutos) que se encontra na secretaria, desde 2006, quando houve eleições dessas entidades.