Durante o Projeto Bairro Cidadão, realizado no último sábado (26), no Morro de Sant`Anna, a Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec) fez 294 inscrições para os 54 cursos que serão oferecidos a partir do segundo semestre pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep). Muitas pessoas interessadas nos cursos de qualificação profissional foram à tenda da secretaria pedir informações sobre a Escola de Informática e o Cetep, que funcionam na Rua Alfredo Backer, 363 Centro de Macaé.
Cinco computadores oferecendo acesso à internet gratuita foram instalados no local. De acordo com Frederico Motta, coordenador da ação, foram feitos 146 acessos durante todo o dia. "Atendemos moradores dos bairros vizinhos como Botafogo, Aroeira, Nova Macaé, Malvinas e Morro de São Jorge", destacou. A equipe também disponibilizou informações sobre as Casas Inteligentes (lan houses públicas) e Fábrica de Cidadania, projetos do programa Macaé Inteligente que visam cumprir a meta do Governo Riverton Mussi de fazer a inclusão social através da inclusão digital.
O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. O bairro tem uma população estimada em 1,2 mil moradores. Lucas da Silva, 6, nunca tinha acessado a Internet e ficou deslumbrado em ver o mundo na tela do micro. "É muito legal, preciso aprender a mexer nisso".
Desde o início de 2005, a atual gestão do governo municipal já realizou o Bairro Cidadão na Fronteira, Visconde de Araújo, Botafogo, Cajueiros, Lagomar, Barra de Macaé (Brasília) e no distrito do Sana. No entanto, a Seictec participou pela primeira vez em setembro de 2007 em Nova Brasília, na Barra de Macaé, oferecendo acesso à Internet e inscrições para cursos gratuitos na área de informática. Na tenda, também foram realizadas oficinas de montagem e manutenção de computadores. Na ocasião foram cadastrados jovens aprendizes para a primeira turma da Fábrica de Cidadania, inaugurada em novembro, com o curso estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.