logo

Prefeitura recupera estradas e pontes na região serrana

10/06/2010 11:52:00 - Jornalista: José Vieira

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria do Interior, está recuperando estradas e pontes da região serrana do município que ficaram danificadas pelas fortes chuvas de verão. Nos trabalhos, que tiveram início logo após a Semana Santa, são utilizados uma nova patrol, duas retroescavadeiras e caminhões basculantes, indispensáveis para dar apoio à equipe de profissionais da secretaria que atua desde o final do Verão, quando começou o período de estiagem.

Nesta semana, ficaram prontos os trabalhos na Estrada Santa Maria, desde o Lixão de Macaé até depois da BR-101, na divisa com o município de Conceição de Macabu, onde a equipe recuperou, em três semanas, cerca de dez quilômetros da estrada, restabelecendo dez drenos com manilhamento e abrindo a estrada para os seis metros regulamentares. Além disso, foram concluídas as obras de restauração da Estrada da Boa Alegria, entre Bicuda e o Frade e da Estrada da Estrela na Ciriaca, em Glicério, incluindo a recuperação de drenos e colocação de manilhas. Foi também reconstruída a ponte de pedestre sobre o Rio São Pedro, com troca dos cabos de aço e colocação de novas tábuas.

Segundo o subsecretário do Interior, Carlos Magno Faturini, na próxima semana, serão concluídas as obras na Estrada da Pindoba, no Imburo, que atravessa a Estrada Macaé Glicério e na Estrada da Califórnia, que vai da BR-101 até a divisa de Rio das Ostras. Em seguida, as equipes serão deslocadas para a Estrada Fazenda Bendizia, com cerca de cinco quilômetros, onde já foi instalado manilhamento para os drenos. Simultaneamente a essa obra serão disponibilizados um trator de esteira e uma escavadeira holandesa para atender aos assentados.

O subsecretário informa que está em licitação e deverá chegar em breve o cimento comprado para a construção das rampas nos trechos mais íngremes das estradas da Glória, da Boa Sorte e do Souza, todas no Sana, que será utilizado na construção das rampas de concreto que permitirão o acesso de veículos de moradores, caminhões de entrega, kombis escolares, recolhimento de lixo e serviço de ambulância naquelas localidades mais altas durante os longos períodos de chuva. A obra será realizada, através de mutirões da comunidade, atuando em parceria com a Secretaria do Interior, que entrará com material de construção, retroescavadeira, caminhão basculante, apoio técnico e funcionários.

O município

Macaé abriga mais de 200 mil habitantes, uma frota de cerca de 100 mil veículos circula diariamente pelas estradas, é hoje responsável por 85% da produção de petróleo e 47% da produção de gás natural do país. O município tem cerca de 1.250 km2, fazendo divisa com Trajano de Moraes, Nova Friburgo, Quisamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, com vasto território rural e uma região serrana que se organiza para o turismo, trazendo desafios à prefeitura e ao dia-a-dia da Secretaria do Interior.

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) colocou Macaé como o município que mais se desenvolveu na última década no eixo Rio-São Paulo, numa expansão de 3.000 novas matrículas por ano, que traduz imensa pressão da migração desenfreada de famílias que buscam melhores condições de trabalho na região e diante da falta de qualificação que incha as favelas urbanas, acabam buscando as áreas interioranas, onde novas construções surgem, exigindo melhor infraestrutura, abertura de vias e manutenção dos acessos, para garantir o fluxo do crescente volume veículos.

Frente essas demandas da população, o prefeito Riverton Mussi vem desenvolvendo projetos para implantar o tão sonhado Anel Viário da Serra que vai interligar em asfalto os distritos do Sana, Frade, Bicuda e Areia Branca. Riverton Mussi, durante a inauguração da Farmácia Popular da Serra e do serviço de Mamografia no Hospital Público do Trapiche, confirmou mais uma vez que é seu objetivo iniciar a obra de pavimentação da Estrada Frade-Sana no próximo ano.