logo

Prefeitura reduz custo de transporte escolar com o Bolsa Universitária

25/04/2007 16:48:31 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fumdec) vai distribuir a 170 estudantes macaenses a Bolsa Universitária /Profissionalizante – Estuda Macaé. A cerimônia de entrega acontece, nesta quinta-feira (26), às 10h, no Paço Municipal. O Bolsa Universitária é um projeto que vai beneficiar estudantes de cursos superior e técnico profissionalizante com até R$ 350 mensais.

De acordo com o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, com o Bolsa Universitária, a prefeitura de Macaé evita o êxodo de estudantes para outros municípios.

- O Programa Bolsa Universitária é uma forma de evitar que os estudantes tenham que sair do município para estudar, reduzindo os custos da prefeitura com o transporte escolar - avalia Siqueira.

Segundo ele, desde o ano passado, quando o Programa Bolsa Universitária foi lançado, 400 novos alunos já deixaram de ir para outros municípios estudar. Jorjão estima que se o município fosse oferecer transporte escolar para esses alunos, a prefeitura teria que alugar mais 10 ônibus.

Para maior transparência do programa, o prefeito Riverton solicitou para o Bolsa Universitária, e também a outros programas sociais, a formalização através de processo.

- Assim é possível a pessoa identificar as pendências que o impediram de ser contemplada no programa - explica Jorjão.

O Bolsa Universitária fez mudar em Macaé o cenário do ensino superior e profissionalizante. Entre as exigências do programa está a de que o candidato esteja cursando em uma instituição de ensino em Macaé.

- Com isso novos cursos estão sendo implantados na cidade – comemora, ressaltando que o programa contribui para a inserção do jovem macaense no mercado de trabalho local, através da qualificação profissionalizante.

Os 170 estudantes que receberão a Bosla Universitária, nesta quinta-feira, fazem parte da primeira listagem, onde 600 processos foram analisados no ano passado.

- Foram candidatos que estavam com documentação incompleta e nós fizemos uma nova avaliação, convocamos esses estudantes para que cumprissem as pendências - observa, Bárbara Monteiro, coordenadora do Programa Bolsa Universitária, lembrando que, assim foi possível dar nova oportunidade para que mais pessoas fossem contempladas com o programa.

Contemplado com a Bolsa, o estudante assume também o compromisso de participar a cada semestre de uma ação social. O Fumdec está programando um dia de Ação Social e Cidadania, quando os bolsistas deverão comparecer ao evento comum quilo de alimento não perecível. Neste dia, eles farão uma mobilização junto à sociedade sobre os trabalhos desenvolvidos pelas instituições sociais em Macaé.

Em julho, os bolsistas contemplados, em 2006, passarão por uma nova entrevista para reavaliação da condição sócio-econômica. Já estudantes que recebem a bolsa agora, passarão pela entrevista no final do ano.