Prefeitura reduz filas de espera para odontologia

20/09/2022 16:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Foram feitos quase 40 mil atendimentos em 180 dias

Com 39.652 atendimentos executados em 180 dias de Governo, a Coordenadoria Especial de Odontologia está priorizando a agilização dos serviços, revitalização da odontologia e redução da fila de espera. São 51 unidades odontológicas espalhadas por todo município, devidamente equipadas e atendendo a normas técnicas. Os serviços odontológicos que não podem ser realizados no consultório são direcionados para o Centro de Especialidades Odontológicas.

As marcações são realizadas às quartas-feiras pelos telefones 2762-0539, 2772-0040 e 2772-0235.

O 12° consultório, na Aroeira, foi reativado recentemente. De acordo com registros, entre os dias 14 de julho e 14 de agosto, foram abertas novas 665 vagas de atendimento odontológico. A Coordenadoria Especial de Odontologia funciona na Rua Velho Campos, 566, no Centro. O atendimento dos consultórios nas estruturas da ESF faz parte dessas ações.

Segundo a coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, a proposta é levar a saúde bucal o mais próximo possível de toda população e também contar com a adequação do atendimento odontológico dos ESFs. Além disso, ela destaca que o serviço de prótese dentária foi ampliado. Por mês, são confeccionadas cerca de 60 próteses. O trabalho foi intensificado e a fila de espera conseguiu reduzir em 92%.


"Os registros comprovam que, comparando o mês de janeiro de 2021 com o de setembro deste ano, na área de clínico geral, tínhamos uma fila com 2.200 pessoas em espera. Já não temos fila. Com o mesmo empenho estamos atuando nas especialidades. Para Bucomaxilofacial, eram 660 e, atualmente, zerou. Para endodontia, eram 280 e, hoje, também é zero. Já na periodontia, de 240, caiu para 7", pontuou Carla Bittencourt.


Vale lembrar que a Coordenadoria Especial de Odontologia da Secretaria de Saúde de Macaé está participando do projeto SB Brasil do Ministério da Saúde e faz parte de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Além disso, nos últimos 180 dias, a Coordenadoria ministrou palestra no Auditório da Colônia dos Pescadores sobre o tema 'Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal' . Já em parceria com o Catan, também foi realizado o encontro do grupo da linha de cuidados do sobrepeso e obesidade.

Carla Bittencourt lembrou ainda da participação na abertura do Abrigo de Inverno, em parceria com o Programa Municipal de Saúde e Bem Estar Social. Na programação foi realizada palestra sobre saúde bucal para as pessoas referenciadas e a entrega de kits odontológicos.