Foto: Rui Porto Filho
A contribuição da população é fundamental para evitar a obstrução das galerias
Por conta das fortes chuvas no município, a secretaria de Limpeza Pública e Manutenção reforçou em toda cidade o trabalho de limpeza e desobstrução de bueiros, que já é rotineiro no município. A prefeitura informa que a contribuição da população é fundamental para evitar a obstrução das galerias.
“Orientamos as pessoas que não joguem lixo na rua porque, uma vez jogado, este material vai parar nos bueiros, causando o entupimento. Sacolas plásticas e outros materiais geram entupimento e agravam alagamentos. A conscientização de todos é fundamental”, destacou o prefeito Dr. Aluízio.
A secretaria de Limpeza Pública adverte que a população pode colaborar com esse trabalho de manter a cidade limpa evitando jogar lixo nas ruas, praças e jardins, além de colocar o lixo devidamente ensacado do lado de fora nos dias e horários específicos, que seguem o cronograma da secretaria. O trabalho de coleta é feito por 1.200 agentes de limpeza urbana.
O indicado é que se evite jogar nas ruas materiais que possam entupir as redes de esgoto e de águas pluviais. A orientação é também evitar jogar nas ruas entulhos e bagulhos, solicitando à prefeitura a retirada desses materiais
De acordo com registros, Macaé coleta 180 toneladas de lixo diariamente, e 5.270 toneladas mensalmente. A coleta do lixo hospitalar do município corresponde a 3.760 toneladas por mês.
O trabalho da secretaria de Limpeza Pública conta com equipes que atuam na varrição das ruas, que começa a rotina às 5 horas da manhã. Já a partir das 7 horas, quando é feita a distribuição do serviço, equipes da secretaria saem às ruas para atender as demandas da população.
A ação conta com atendimentos diários que consistem em desobstrução de esgoto ou de galerias de águas pluviais, retirada de lixo e entulhos, varrição de ruas e praças, limpeza na orla, capina, roçada, limpeza de bueiros e fossas, paisagismo nos canteiros da cidade, poda de árvores, entre outras atribuições. O secretário de Limpeza Pública e Manutenção, Célio Chapetta, lembra que também é executada limpeza de terreno baldio.