logo

Prefeitura reinaugura consultório veterinário

06/03/2006 17:23:40 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, através da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) reinaugurou nesta segunda-feira (06), a reforma e ampliação do Ambulatório Municipal de atendimento a pequenos animais. O consultório, que funciona na própria Agrape, visa o bem-estar dos animais e a prevenção da transmissão de zoonoses.

Chico Machado, presidente da Agrape; Luiz César, vice-presidente da Fundação; George Jardim, secretário de Interior; Orlando Alves Machado, representante da secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e Élcio Pontes, presidente do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, participaram da solenidade.

- Através da Agrape, vamos desenvolver trabalhos para atender as pessoas que possuem animais e têm uma renda baixa, não podendo pagar um veterinário. Em parceria com o Fundo Municipal de Assistência aos Animais, vamos desenvolver várias ações integradas para termos um Centro de Controle de Zoonoses. O primeiro módulo desse Centro será a construção do Canil Municipal, ao lado do Horto Municipal, no Imburo. A obra deve iniciar a partir de abril, anunciou o presidente da Agrape, Chico Machado.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta das 8h às 17h, com atendimento de consultas, vacinação anti-rábica e curativos, de cães e gatos. “Explicaremos à população a questão do controle de zoonoses e natalidade dos animais. A intenção é prevenir o aumento da população animal nas ruas do município. Deveremos atender uma média de 40 animais por dia”, explicou a médica veterinária, Maria Virgínia de Senna Barçante, funcionária da Agrape.

George Jardim ressaltou que a determinação do presidente da Agrape, Chico Machado, vem sendo mostrada desde o começo do atual governo municipal quando este abraçou a causa da febre aftosa. “Tenho certeza que o ambulatório também vai resolver os problemas dos pequenos animais”, ressaltou George Jardim.

Representando o prefeito na inauguração, Chico Machado disse que muito do sucesso das ações da Agrape se deve à sua equipe. “Vamos estar prevenindo sérias doenças que são transmitidas através dos animais, que são as zoonoses. A reinauguração desse ambulatório é um passo importante para a saúde pública de Macaé. No momento que formos solicitados estaremos dando nosso apoio”, enfatizou o presidente da Agrape.

Chico Machado anunciou também durante o evento, que a prefeitura de Macaé comprou a antiga fábrica de beneficiamento de banana, em Córrego do Ouro. “Poderemos fazer ali um ponto da prefeitura de Macaé, com atendimento da Agrape em parceria com a secretaria de Interior”, disse Machado, lembrando que no local poderá funcionar um consultório para pequenos animais para atender a região serrana.

A médica veterinária esclareceu que as pessoas que levarem os animais, deverão trazê-los com coleira, e os mais ferozes, com focinheira. “A principal orientação para o cuidado com os animais é a vacinação. Importante também é cuidar da ração, pois se não for bem conservada poderá ser contaminada através de ratos, que transmitem a leptospirose. A vermifugação também é indicada para os animais de todas as idades, mas principalmente nos filhotes. As verminoses causam anemia, barriga inchada e vômitos em cães e gatos”, ressaltou Maria Virgínia.