logo

Prefeitura retoma obra para conclusão do Colégio Estadual da W18 no Lagomar

19/04/2023 14:51:00 - Jornalista: Janira Braga

Serviços incluem substituição de alvenarias, demolição dos revestimentos danificados e intervenção em todas as instalações elétricas e hidráulicas

A Coordenadoria Especial de Contratos da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Macaé publicou contrato de execução de serviços de engenharia com contratação de empresa especializada em construção civil com o objetivo de finalizar a construção do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho Campos, localizado à Avenida W18, Lote 221, Quadra 20, no bairro Lagomar.

O espaço começou a ser erguido pelo Governo do Rio em 2013, contudo os serviços não foram concluídos. A obra de complementação para a conclusão foi viabilizada através de convênio estabelecido entre o Município de Macaé e o Estado do Rio de Janeiro, representados respectivamente pela Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado de Educação. Desta forma, foi possibilitado o contrato para conclusão das obras, visando o compartilhamento de uso do espaço entre o Estado e o Município através um acordo de cooperação.

A ampla edificação tem 4900,45 m² de área construída em um terreno de 5000,00 m². O Bloco Principal do Colégio apresenta 3 pavimentos contemplando: auditório, cozinha industrial, área de serviço, refeitório, pátio coberto, biblioteca, secretaria, espaço para arquivamento de documentos, área destinada a grêmio estudantil, laboratório de ciências/física, sala de artes, laboratório de informática, direção, sala de professores, coordenação pedagógica, banheiros em todos os andares e vinte salas da aula com capacidade para 40 alunos. Além disso, a unidade contará um ginásio de esporte coberto, com quadra poliesportiva, vestiários, palco para eventos, depósitos e salas de professores. O projeto revisado pelos técnicos da Secretaria Municipal Adjunta de Obras, ainda prevê a construção de uma arquibancada coberta para este espaço. Haverá também serviços de paisagismo e jardinagem.

De acordo com o Secretario de Obras, Felipe Bastos, por se tratar de uma obra de retomada de uma obra paralisada por muitos anos, foi necessário um grande esforço da equipe de técnica da SEMAOB para as revisões de todos os projetos existentes e o levantamento detalhado dos serviços necessários à conclusão das obras, inclusive com a realização de diversas visitas ao local. O Secretário ressalta ainda a relevância do projeto. “Trata-se de uma unidade estratégica, localizada no maior bairro da cidade de Macaé. De acordo com o convênio firmado, esta unidade será a primeira a ofertar Ensino Médio no local e auxiliará na deficiência da oferta de Ensino Fundamental no bairro. Certamente, após a conclusão das obras, a população poderá desfrutar de um excelente equipamento escolar”, afirmou o secretário.

Com prazo de execução de 12 meses de obras, a escola terá capacidade de atender cerca de 1000 alunos por turno, totalizando 3 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, ampliando a oferta de vagas para moradores do bairro.