logo

Prefeitura se prepara para Dia D de combate à dengue

06/04/2011 16:00:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Durante reunião da Força Tarefa contra a Dengue, realizada na manhã desta quarta-feira (06), no auditório do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas foram traçadas ações que visam a mobilização da comunidade no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Na ocasião, ficou definido que no próximo dia 16 será realizado o Dia D contra a dengue. No dia 14, acontecerá a pré-campanha, no distrito de Córrego do Ouro.

O Dia D será para alertar a todos para os riscos da dengue, doença que pode matar. “A ação visa sensibilizar a população para a luta contra o mosquito, ensinando como evitar e acabar com focos do Aedes aegypti”, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressaltando a importância da colaboração da comunidade no combate à doença.

O Dia D contra a dengue acontecerá de 8h às 17h e será realizado pela coordenação de Saúde Coletiva em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, Programa Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Divisão de Educação em Saúde e Secretaria de Mobilidade Urbana.

O secretário lembrou que apesar do município hoje está com um número de casos bem inferior aos registrados no ano passado, a informação dos especialistas é de que o pico da doença pode ocorrer nos próximos meses.

- Para evitar os casos graves da doença e consequentemente óbitos, estamos realizando treinamento com profissionais de diversas áreas, inclusive da rede privada,além do trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias -, falou.

Dia D terá campanha de homeopatia

Além do trabalho de orientação, será feita a campanha de homeopatia contra a dengue em postos fixos e volantes. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive gestante, diabéticos, hipertensos, e portadores de doenças crônicas. As pessoas que já tiveram dengue devem procurar os ambulatórios da rede municipal para fazer uso da homeopatia.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes ressalta mais uma vez que o uso da homeopatia em Saúde Coletiva representa uma medida complementar a todas as ações de Saúde Pública que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, e que desde 2007, vem sendo uma ação coadjuvante ao Plano de Contingência, que busca minimizar a evolução e agravos da epidemia de dengue.

Durante a reunião, Laila apresentou os dados atualizados da doença no município, onde no período de janeiro a 31 de março foram registradas 77 notificações e 40 confirmações, sendo que do total de notificações 30% são de pessoas de outros municípios. Do total de casos confirmados a faixa etária predominante é de 20 a 49 anos.

Algumas solicitações foram feitas durante a reunião, entre elas esta uma ação mais pontual dos agentes de endemias nos bairros Imbetiba e Morada das Garças. A solicitação foi feita pelo presidente da Associação de Moradores dos dois bairros. Na oportunidade, a equipe do CCZ falou que durante o Bairro Cidadão realizado no último domingo (03), na comunidade Nova Holanda foram colocadas 217 telas em caixas d´água.

Postos de aplicação – campanha de homeopatia:

01 – Centro de Saúde Jorge Caldas
02 - Calçadão
03 – PSF da Ajuda de Baixo
04 – PSF da Ajuda de Cima
05 – PSF do Planalto da Ajuda
06 - PSF do Lagomar (próximo a associação de moradores)
07 - PSF do Morro de São Jorge
08 – Jardim Santo Antônio (campo de futebol)
09 – Praça Veríssimo de Mello
10 – Praça Principal do Aeroporto
11 - Plaza Macaé SHOPPING
12 – Terminal Central
13 – Entrada da Malvinas
14 – Entrada da Nova Holanda
15 – UBS Maringá
Postos Volantes: Pronto Socorro Pediátrico, Hospital São João Batista, Asilo, UPA, HPM, Alojamento de peões, Recanto do Idoso, Lar São Francisco, Pousada da Cidadania, Piracema / Águas Maravilhosa.