logo

Prefeitura seleciona pesquisadores para projeto Voz dos Bairros

17/02/2014 11:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (CEPOD), estará com inscrições abertas, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, para a seleção de pesquisadores/estudantes voluntários que irão atuar no projeto piloto “Voz dos Bairros”. Os selecionados após oficina de formação aplicarão questionários na região administrativa Amarela e parte da Vermelha.

Para participar da seleção (veja abaixo o edital), basta preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mailpoliticasobredrogas@macae.rj.gov.br, juntamente com cópia de documento digitalizada que comprove a matrícula em instituição de ensino superior a partir do 3º período de qualquer área de atuação.

Nesta primeira fase serão selecionados 30 estudantes para a próxima etapa. O resultado sairá no dia 26 de fevereiro, com recursos nos dias 27 e 28 do mesmo mês e divulgação do recurso no dia 11 de março.

Pesquisa - A proposta é que, a partir dessas ações, ainda no primeiro semestre de 2014, sejam implementadas ações intersetoriais pautadas na pesquisa realizada com os moradores desses setores que correspondem os bairros Miramar, Visconde de Araújo, Praia Campista, Campo do Oeste, Sol Y Mar, Riviera Fluminense, Cajueiros e Centro.

A participação da população é fundamental na aplicação da pesquisa. A iniciativa visa aproximar a universidade e a comunidade, proporcionando a geração de diálogos, na lógica da integração ensino-serviço-comunidade.

Voz dos Bairros - O projeto “Voz dos Bairros” tem por objetivo principal a promoção da cidadania e a qualidade de vida, atendendo a real necessidade do indivíduo em seu território. Isso através da integração entre os parceiros governamentais e não governamentais, neles compreendidos as escolas, unidades de saúde, instituições religiosas, e outros. Paralelamente as ações desenvolvidas pelo projeto fortalecem o eixo de prevenção do programa “Crack, é preciso Vencer”, do governo federal.

O projeto tem como integrantes a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Ouvidoria Geral, Secretarias de Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Saúde, Educação, Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial, Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Grupo Escoteiro José Passos Junior 95, Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes) e o CIEMH2 – Núcleo Cultural.

Edital