Foto: Arquivo Secom
Em 2013, estande da prefeitura atraiu novos investidores e empresários com negócios já instalados
A Prefeitura de Macaé prepara uma programação especial no estande institucional da gestão municipal na 8ª edição da Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que será realizada de 23 a 26 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. A abertura acontecerá na terça-feira (23), às 12h. A agenda continua no auditório, a partir das 14h, com o painel "Inflexões sobre petróleo: um novo marco regulatório".
Haverá participação do prefeito de Macaé e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Dr. Aluízio, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do senador do estado de São Paulo, José Serra (PSDB), do diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Elói Fernández e Fernández, do secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa Filho, além do mediador e jornalista econômico George Vidor, que fará um panorama do setor.
Em seguida, os encontros serão no estande, a partir das 16h30, com a palestra "Planejamento de Carreira", que será ministrada pelo gerente de RH da Paragon, Ruy Figueiredo. Já, às 18h30, haverá o seminário "Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Município".
Na quarta-feira (24), as palestras começam às 15h30, com "Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos: Um Celeiro de Start up em Macaé". Logo após, às 16h30, será a vez do tema "Como posso agregar valor à empresa e em meu próprio desenvolvimento", que será abordado pelo supervisor de Desenvolvimento de RH da Ventura Petróleo, Hugo Polidoro. Além disso, será realizando o seminário "Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Município", às 17h30.
No terceiro dia da Feira, quinta-feira (25), a programação começa, às 14h, com "Diálogos de RH – O RH nos momentos de Adversidade e o Fator Humano na Gestão de Empresas de Energia". O encontro será no auditório do Centro de Convenções. Já no estande, os participantes podem prestigiar, às 16h, "Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos: Um Celeiro de Start up em Macaé" . Haverá, também, encontro com empresários da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.
O último dia da Brasil Offshore, sexta-feira (26), no estande da prefeitura, será marcado por "Papo empreendedor: O empreendedorismo driblando a crise", das 14h às 19h, com cases de sucesso de empreendedores locais. A partir das 15h, será o tema "Dando a volta por cima", com a gerente de RH da Atlas Professionals, Helen d´Angely. A próxima palestra é "Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos: Um Celeiro de Start up em Macaé", com Flávio Vallejo, às 16h. A gerente de RH do grupo Vilarejo, Aline Gomes, falará sobre "Qualificação Profissional: Alavancando a Carreira". E para encerrar, às 18h, terá "Case Empresa Junior – alternativa econômica para serviços de qualidade".
Brasil Offshore
O evento é o primeiro encontro da indústria do ano e o principal na Bacia de Campos de onde saem 80% da produção nacional. A organização é A Reed Exhibitions Alcantara Machado, juntamente com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). A feira terá a presença dos principais players do mercado incluindo a participação da Petrobras.
Estão confirmadas mais de 700 empresas como Weatherford, Oil States, Air Liquide, Bosch, National Oilwell Varco, Mobil, Parker, Mills, Wärtsilä, Cosan e as operadoras Shell, BP e Repsol e ainda mais de 150 novas empresas, de setores como sísmica, produtos químicos, indústria naval, válvulas, vedação, tubulação, E&P, entre outros.
A organização estima receber 53 mil visitantes nos quatro dias de evento, entre expositores, compradores, visitantes e estudantes. A expectativa é que a iniciativa gere aproximadamente R$ 1 bilhão para as empresas candidatas a fornecer produtos e serviços junto ao setor de petróleo e gás e 18 mil empregos diretos e indiretos, estimulando a demanda por mão de obra local.