logo

Prefeitura testa banana passa na merenda escolar

10/02/2012 10:16:56 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino vai realizar nas próximas quarta (15) e quinta-feira (16) o primeiro teste de aceitabilidade na merenda escolar do ano de 2012. O objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é constatar o índice de aprovação da banana passa na alimentação dos alunos.

Cerca de 300 alunos da Educação Infantil ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental vão avaliar a inclusão da fruta na alimentação, através de um questionário. Quatro nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar e da empresa fornecedora “Qualivitta” vão supervisionar o trabalho.

Com isso, Macaé cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) trabalhando em prol de um cardápio nutritivo e sem nenhum desperdício dos alimentos

- A rede municipal de ensino incluiu gêneros da Agricultura Familiar na merenda rede municipal. A nossa intenção é seguir o que está descrito na Lei 11.947 de 16 de junho de 2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis. A alimentação saudável contribui com o desempenho do aluno nos estudos e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e por isso a participação dos alunos na montagem desse cardápio é tão importante, destacou o secretário de Educação.

O teste vai acontecer na terça-feira (15), às 9h30, nas unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira, onde participarão as turmas de 8º e 9º anos, Antônio Álvares Parada, com o 3º e 5º anos, além do Pré II da Escola Municipal de Educação Infantil Esméria Reid dos Santos.

Já na quinta-feira (16) o teste será aplicado nas escolas municipais Eda Moreira Daflon, com alunos do 1º e 2º anos de escolaridade, Elza Ibraim, em que será direcionado aos estudantes do 6º ano. O programa também será realizado para os alunos do Pré II da unidade municipal de Educação Infantil Emilson de Jesus.

Já na sexta-feira (17), após a realização do teste de aceitabilidade, a equipe de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação vai consolidar os dados de todas as unidades participantes. De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, em caso de resultado positivo com o registro de 85% de aprovação, a rede municipal de ensino vai incluir a banana passa no chamamento público de aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para fazer parte da merenda das escolas municipais no segundo semestre letivo.

Merendeiras - Além das ações junto a estudantes e educadores, a Secretaria de Educação vai prosseguir com a capacitação das merendeiras e profissionais ligados à alimentação nas escolas municipais. No início deste mês, a Coordenação de Alimentação Escolar ministrou um treinamento específico com cerca de 300 merendeiras. Além disso, nesta última quarta-feira (08) foi realizada um encontro com as supervisoras da empresa fornecedora de merenda “Qualivitta”.

Na ocasião, foram enfocados assuntos pertinentes à alimentação escolar como “Importância da Aplicação do Teste de Aceitabilidade”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” e a “Determinação da Resolução 38”:

- A proposta é realizar cursos de Formação Continuada com o objetivo de cada vez mais melhorar a qualidade da merenda que é servida na rede municipal, ressalta Dina.