A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está realizando serviços nas redes de escoamento de águas pluviais no Campo do Oeste e Novo Horizonte. O objetivo é melhorar a captação das águas das chuvas, para evitar os alagamentos nas ruas desses bairros quando chove forte.
Segundo o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, os bueiros estão sendo desobstruídos, para garantir melhor escoamento, já que muitas ruas estão abaixo do nível do mar, o que dificulta que as águas escoem normalmente em direção aos canais da Ayrton Senna e Fábio Franco.
Além de desobstruir os bueiros, a secretaria de Obras, que já efetuou estudos em toda essa região, está colocando uma bomba de drenagem em um dos bueiros do Novo Horizonte, para evitar que as ruas dos dois bairros voltem a armazenar água nas ocasiões de chuva forte, causando problemas aos moradores, como aconteceu na última sexta-feira à tarde, quando choveu torrencialmente na cidade por mais de uma hora.
- Na sexta-feira, quando a chuva forte que caiu sobre a cidade alagou vários pontos, observamos que, em muitos locais, as águas escorreram rapidamente, tão logo a chuva cessou, graças ao funcionamento das elevatórias, mas, em outros, a captação aconteceu devagar, como no Campo do Oeste e Novo Horizonte – disse o secretário, que acrescentou:
- Hoje, já conhecemos a topografia dos dois bairros, porque foram realizados estudos que indicaram que, tanto no Novo Horizonte quanto no Campo do Oeste, há ruas que estão abaixo do nível do mar, dificultando o escoamento das águas pluviais. Verificamos a necessidade de construir uma nova rede que fará a ligação do bairro Campo do Oeste, passando pela avenida Ayrton Senna até desaguar no canal Fábio Franco.
Além de construir uma nova rede, foi constatada, segundo o secretário, a necessidade de melhorar a já existente, com troca em algumas áreas dos encanamentos antigos por outros com maior capacidade de absorção das águas das chuvas, pois a atual está subdimensionada, ou seja, pequena diante da vazão. Para atender a demanda, o serviço já é realizado em alguns locais, com instalação de novas manilhas, como nas ruas Argentina e Prefeito Antônio Curvelo Benjamin. Na Rua Argentina foram colocados 130 metros de manilhas, num total de 400 metros. As chuvas dos últimos dias atrasaram um pouco o trabalho, que deverá estar concluído dentro de 10 dias.
A rede mais antiga da rua foi desobstruída e estão sendo construídos poços de visita, dispositivos de alvenaria ou concreto, em vários pontos do sistema de drenagem, usados para manutenção.
- Estamos no local, verificando a situação de todas as ruas, com frente de serviço para garantir melhoria no escoamento das águas pluviais - concluiu o secretário.