O programa de medidas quanto à prevenção de doenças voltado para os alunos da rede municipal de ensino está sendo desenvolvido nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Educação e Saúde é assegurar a qualidade da saúde dos estudantes do município.
Para melhor desenvolvimento dos programas, a equipe de Coordenação de Saúde do Escolar orientou os gestores das unidades municipais de ensino durante as reuniões de diretores e adjuntos sobre a importância da autorização formal e devidamente assinada dos pais e responsáveis quanto ao recebimento de doses homeopáticas de prevenção de doenças como dengue, gripe (H1N1), dengue e pediculose (piolho). Na lista de ações que visam o bem-estar dos alunos também está o programa de Saúde Bucal.
As doses homeopáticas são distribuídas pela Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Educação e Saúde. A finalidade é reforçar à prevenção de doenças. A intenção é que alunos e educadores sejam informados quanto às principais formas de combate a determinadas doenças.
O trabalho está sendo articulado pelas equipes da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, em parceria com as coordenações dos programas de Vermifugação nas Escolas, Homeopatia e Práticas Integrativas.
A distribuição das doses homeopáticas de combate à dengue, gripe, hepatite e pediculose (piolho) segue um cronograma específico nas unidades de ensino. Na oportunidade, os alunos recebem orientações sobre medidas de prevenção contra dengue, que devem ser adotadas dentro e fora de casa para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Além disso, também são repassadas informações quanto à prevenção ao piolho e doenças como a gripe e hepatite.
Saúde Bucal
A equipe de Odontologia Coletiva da Secretaria de Saúde vai percorrer, até o final do ano letivo, as unidades municipais de ensino. Durante as visitas serão ministradas atividades de promoção de saúde bucal que abrangem exame epidemiológico, escovação supervisionada, aplicação periódica de flúor e distribuição de kits preventivos.
Os kits preventivos contam com materiais como pasta de dente, revelador de placa bacteriana, escova de dente e fio dental. Durante a programação, os alunos também recebem informações como a cárie atua sobre os dentes, uso correto do fio dental e dieta alimentar adequada.
Entre os temas que serão abordados nos encontros programados estão as técnicas de prevenção, escovação e até quais são os melhores alimentos dentro de uma dieta para evitar o surgimento de cáries e doenças bucais em geral. Esta é mais uma ação em parceria que se destaca pelos resultados positivos. Por isso, no decorrer de 2012 esta programação vai prosseguir.