A prefeitura de Macaé, através da coordenadoria dos Direitos da Mulher e em parceria com todas as secretarias municipais, realiza, dia 08 de março, várias festividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Entre elas, o show da cantora Fafá de Belém.
O evento tem início, às 9h, na Praça Veríssimo de Mello, onde em vários estandes serão realizadas atividades, através das secretarias e associações de classe. Entre as ações estão apresentações de danças, aulas de ginástica, corte e escova de cabelo, manicure, pedicure, limpeza de pele, depilação, pintura em tecido, esquetes teatrais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, Feira da Agroindústria, incentivo a prática da atividade, contadores de história, e outras.
De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, o evento pretende chamar a atenção para o papel da mulher, levando a consciência e o respeito do valor humano na sociedade.
Vânia lembrou que, a coordenadoria dos Direitos da Mulher foi criada pelo prefeito Riverton Mussi, com status de secretaria, ligada direto ao seu gabinete, para propor, coordenar e acompanhar todas as ações que estão sendo realizadas para as mulheres macaenses.
Segundo ela, hoje, as mulheres representam mais da metade da população brasileira, sendo necessária implantação de políticas que venham erradicar a discriminação, o preconceito que ainda ocorrem. “A coordenadoria dos Direitos da Mulher foi criada com um olhar igualitário, para integrar diversas ações nas secretarias municipais, avaliando o que já existe e o que ainda pode ser feito”.
Neste primeiro momento será feito um levantamento do perfil da mulher macaense para elaboração de projetos e ações que, após serem discutidos com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e toda a sociedade, serão executados.
Estrutura – Dentro da estrutura da entidade existe a divisão de Organização Popular, onde serão feitas parcerias com as associações de mulheres, associações de moradores e sindicatos. Também haverá ações voltadas a mulheres de todas a faixas etárias, raças, religiões, classe social, sem nenhuma discriminação.
Com relação à saúde, a coordenação atuará em conjunto com a secretaria de Saúde, onde já existem programas como Atenção à Saúde da Mulher, gravidez na adolescência, DST/Aids, sexologia, e outros projetos como o da anemia falciforme, doença que atinge negras e provoca aborto ou complicações sérias no parto.
A coordenadora acrescenta que serão avaliados os níveis sociais e culturais desta população e assim promover ações como a implantação de cursos de alfabetização ou profissionalizantes. “Com isso, elas poderão participar do orçamento familiar, promovendo geração de renda. Porém, precisaremos contar com todas as secretarias envolvidas nesta área”.
Violência - Vânia lembra que um fator complexo é a violência, principalmente de gênero (homem que violenta a mulher). De acordo com pesquisa realizada no Brasil, uma em cada cinco mulheres que já sofreu violência sexual. Outro fato grave citado por ela é o abuso sexual de meninas, que segundo a Unesco, no Brasil, três em cada quatro sofrem de abuso sexual antes de completarem 18 anos.
Vânia explica que atualmente o Nuam trabalha com esses tipo de casos, mas serão implementadas e ampliadas novos projetos com o apoio do poder judiciário e do Governo do Estadual para atender reivindicações e requerimentos, solicitando uma Delegacia Especial para Mulher. Também faz parte do projeto as Casas Abrigo para alojar, temporariamente, as mulheres até que possam retornar com seus filhos ao lar.
A coordenadora diz ainda que estas são algumas ações que deverão ser analisadas, pois a entidade é um instrumento para formular, articular políticas e atuar com os órgãos competentes visando igualdade e equidade entre homens e mulheres.
Programação:
Local: Praça Veríssimo de Melo
Horário: 9h às 18h
9h – Abertura
9h30 às 9h45 – Apresentação de Dança do Grupo Portadores da Alegria “Enxergando tudo diferente” Grupo: Marcele Alves e Elaine Oliveira
Coreógrafo: Adelir Martins
9h45 às 10h – Abertura dos stands das Secretarias com as atividades programadas
10h às 10h45 – Aula de ginástica – Secretaria de Esporte e Lazer
10h45 às 11h – Apresentação da Academia Corpo e Movimento
11h às 11h30 – Esquete sobre “Auto-Estima” – Secretaria de Saúde
11h30 às 15h – Intervalo para o almoço
15h às 16h – Dança “A festa” – Carine Massori e Renata Azevedo
16h às 16h30 - Aula de ginástica – Secretaria de Esporte e Lazer
16h30 às 17h – Capoeira e Maculelê
17h às 17h30 – Apresentação da academia Corpo e Movimento
17h30 às 18h – Apresentação das Seresteiras
18h – Palestra – “Direito de ser Mulher”; Desfile de modas e outras atrações – Centro Macaé de Cultura – Teatro Municipal
Praça Washington Luís
22h – Show com a cantora Fafá de Belém