A Prefeitura de Macaé, através da Gestão Municipal do Programa Bolsa Família (PBF) e da Subsecretaria do Idoso, fechou parceira com o Sesi-RJ, para trazer à cidade, na próxima semana, o Programa Cozinha Brasil. Trata-se de um programa educativo na área nutricional que ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. O “Cozinha Brasil” introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes.
Para participar, os interessados deverão ir até o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Ajuda de Baixo, e fazer a inscrição. Durante as aulas, que acontecerão em unidades móveis instaladas nas dependências do CCI, os alunos recebem treinamento teórico, prático, aprendem o passo-a-passo e as preparações básicas que rendem refeições nutritivas, econômicas e saborosas.
Segundo o gestor da Coordenadoria Extraordinária de Renda Mínima da Prefeitura de Macaé, que atende também os beneficiários do Bolsa Família e do Renda Melhor (do governo estadual), Bruno Villela, o programa é voltado para a população em geral. As turmas desse curso são formadas por donas de casa, integrantes da terceira idade, trabalhadores da indústria e do comércio, autônomos e jovens estudantes que auxiliam as mães ou família na produção das refeições domésticas e são preferencialmente beneficiários do PBF.
Ele explicou que os profissionais do Sesi ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Além disso, as vagas são limitadas. “Teremos duas turmas, sendo uma pela manhã, de 8h às 12h; e à tarde, de 13h às 17h. Cada turma terá 10 horas aulas e a capacitação ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro. Ao final do curso, todos os alunos com presença em 75% das aulas recebem certificado de participação e um livro de receitas”, garantiu.
Conteúdo programático – O curso básico da Cozinha Brasil consta dos seguintes temas: Introdução à nutrição; Os alimentos e suas funções; Elaboração de um cardápio equilibrado; Cuidados no preparo e manipulação de alimentos; Hábitos alimentares para garantir uma boa saúde; O que são alimentos funcionais; Como reconhecer alimentos próprios para o consumo; Como e onde comprar alimentos; Vantagens do planejamento de compras; Congelamento e descongelamento dos alimentos; Cardápios semanal e mensal; Preparações culinárias, aproveitamento integral e receitas econômicas, entre outras.