logo

Prefeitura vai comprar ônibus para reforçar sistema de transporte

05/09/2006 15:58:01 - Jornalista: Janira Braga

A prefeitura vai licitar a compra de oito ônibus para suprir a necessidade do transporte coletivo, onde o sistema ainda não atende de forma satisfatória à população. A informação foi dada pelo prefeito Riverton Mussi, na noite de segunda-feira (04), durante reunião com a Associação de Moradores do bairro Ajuda de Cima, na Igreja Assembléia de Deus do local.

- A Mactran fará o levantamento dos locais da cidade, onde será preciso este reforço – detalhou o prefeito, se referindo à Macaé Trânsito e Transportes. De acordo com o diretor de transportes da Mactran, Jaime Couto, existe a possibilidade da autarquia criar novas linhas, além de novos horários. “Vamos estudar se a circulação dos novos ônibus será em caráter experimental ou especial”, disse. Os ônibus serão operacionalizados pela Mactran, ao contrário dos ônibus que hoje circulam em Macaé, de responsabilidade das viações Macaense e Líder, detentoras da concessão do serviço na cidade.

Durante a reunião com os moradores, o prefeito e parte do secretariado conversaram sobre as necessidades do bairro. A comunidade pediu a instalação de redutores de velocidade, a construção de uma praça e a reforma do campo de futebol. Os três pedidos serão atendidos pela prefeitura.

- Vamos começar, no início de 2007, um grande pacote de obras em Macaé que varia de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão – destacou o prefeito. O campo de futebol do bairro ganhará vestiário, iluminação adequada, além de outras intervenções. Já a praça, que será construída terá área de lazer, terá bancos, iluminação, além da aplicação de técnicas de jardinagem e paisagismo. O Ajuda de Cima também será beneficiado com o projeto da prefeitura que prevê a troca de 15 mil pontos de luz no município.

A maior reclamação dos moradores foi a falta d’água no bairro – setor de responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), vinculada ao Governo do Estado. O prefeito explicou que o município busca na Justiça a municipalização do serviço de abastecimento de água. No entanto, para contribuir de imediato com os moradores, a prefeitura vai perfurar poços artesianos no Ajuda de Cima, construir mais caixas d’água e hoje (terça-feira), a secretaria de Serviços Públicos está enviando ao local dois carros-pipa, com 30 mil litros d’água em cada.

Para o presidente da Associação de Moradores do Ajuda de Cima, Edson Guedes, o Cacau, a reunião entre a comunidade e o prefeito foi “uma idéia maravilhosa”. “Aprovo o projeto porque aproxima os moradores do poder público e a associação não mede esforços para ajudar o bairro”, comentou.

Também participaram da reunião os secretários de Comunicação, Romulo Campos, de Serviços Públicos, Delorme Ramos, de Obras, Tadeu Campos, de Saúde, Fernando Diogo, o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias, e o coordenador da Defesa Civil municipal, Erick Schueler.