Prefeitura vai criar bilhete único para transporte urbano

31/03/2005 13:52:06 - Jornalista:


A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Transporte, está estudando a viabilidade de criar um bilhete único para o transporte de passageiros no município. De acordo com o secretário de Transportes, Fernando Luiz Magalhães, esse serviço vai permitir que os passageiros possam andar por toda a cidade pagando apenas uma tarifa, desde que não saiam de dentro dos terminais. “Se o cidadão for do Centro para os Cavaleiros, por exemplo, poderá fazê-lo sem precisar pagar outra passagem, desde que permaneça no terminal”, disse.

Em relação à licitação, o secretário informou que elas estão em fase final, pois, algumas exigências apresentadas pelo Tribunal de Contas como ônibus novos e com menos de cinco anos de uso, ainda estão sendo cumpridas para que sejam definidas as empresas que passarão a atuar no município. “É de grande interesse da prefeitura realizar o mais rápido possível essa licitação, conforme determina a lei municipal. A empresa que ganhar trabalhará efetivamente dentro do município. Todas as empresas que tiverem condições podem participar da concorrência”, declarou.

Segundo Fernando, a previsão é de que no máximo em quatro meses - ou seja, até julho - as novas empresas estejam atuando já que os terminais deverão estar prontos dentro desse prazo. Ao todo, sete terminais estão sendo construídos em pontos estratégicos da cidade para que possa atender à população. “Estamos estudando a viabilidade de implantar aqui o mesmo sistema de bilhete único usado em Curitiba. Porém, para fazer essas coisas é necessário muito cautela, pois a realidade das duas cidades é bem diferente”, ressaltou.

Para a implantação do sistema de bilhete único, é necessário fazer uma campanha de conscientização para que a população macaense possa aderir ao sistema. “Colocando veículo de melhor qualidade será um atrativo para que as pessoas passem a andar mais de ônibus”, finalizou.