logo

Prefeitura vai implantar ensino integral em oito escolas nos próximos 30 dias

31/07/2007 17:07:48 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé vai implantar nos próximos 30 dias o sistema de ensino em tempo integral em oito escolas da rede municipal. A Secretaria Especial de Educação está fazendo os ajustes necessários para implantar o sistema até o final de agosto, antecipando o projeto, que estava previsto para começar apenas em fevereiro. Das oito escolas, três terão parceria da Petrobras, que vai assinar convênio com o município para a implantação do Programa de Criança.

De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, uma equipe está fazendo os últimos ajustes nas escolas que vão funcionar com o novo sistema, escolhidas por seu espaço físico e pelo número de alunos. “Ao mesmo tempo, a equipe está avaliando todas as escolas, para que a partir de fevereiro o maior número possível das unidades já funcione com o ensino integral”, explica Milmar.

O sistema de ensino integral será implantado ns escolas municipais Hilda Ramos, no Centro da cidade, Almir Lapa, no Aeroporto, Esméria Pereira Reid, no Engenho da Praia, e Renato Martins, no Botafogo. O Programa de Criança da Petrobras, que oferece atividades extra-curriculares, será implantado na Escola Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda, e nos Cieps municipalizados Maringá, no Campo do Oeste, e Leonel de Moura Brizola, na Barra.

Com a implantação do novo sistema este mês, sobre para 11 o número de escolas municipais que funcionam o dia todo. Já trabalham com o horário integral a Escola Municipal de Pescadores, na Barra, o Colégio Municipal Walter Boshiglia, que atende a deficientes visuais, e a Escola Municipal Iracema Miranda, especializada em deficientes auditivos. No bairro São José do Barreto, a prefeitura está preparando uma nova escola para atender cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental em fevereiro.

A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. A escola vai funcionar um período com ensino convencional, e no outro, com atividades extracurriculares como esportes, teatro, pintura, dança e música. As escolas vão oferecer alimentação completa – café da manhã, almoço, lanche e jantar.