A prefeitura de Macaé, através da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa) inaugura neste domingo, às 10h, a Estação de Tratamento de Água do distrito do Trapiche, na região serrana. A estação é a terceira em funcionamento na serra desde o ano passado – já foram beneficiadas as localidades de Areia Branca e Bicuda Pequena.
A estação de tratamento de água do Trapiche tem capacidade de tratar até 10 litros de água por segundo. A estação vai atender a 300 ligações do distrito e o Hospital da Serra, e poderá também atender a novas ligações. De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral, a estação vai funcionar 16 horas por dia e será desligada durante a madrugada, quando a demanda é menor.
De acordo com Cabral, a estação é uma medida provisória para atender à população com água de boa qualidade. A Emhusa já tem pronto um projeto de abastecimento de água da região, interligando os distritos de Glicério, óleo e Trapiche.
No distrito do Sana, a Emhusa está investindo R$ 1,5 milhão no projeto de esgotamento sanitário, com a construção de uma estação de tratamento de esgoto, que será inaugurada em breve. Além do esgotamento sanitário, será construído no distrito do Sana um posto de atendimento para concentrar a gestão e a operação do sistema de esgoto e de água da comunidade.