A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, já iniciou a instalação dos paraciclos na cidade. Os trabalhos foram iniciados esse mês e já foram instalados 70 equipamentos públicos para o estacionamento de bicicletas nos Cavaleiros, Centro (Terminal Central) e orla de Imbetiba. Ao todo, serão colocados 900 paraciclos em mais de 100 pontos da cidade. Atualmente, são apenas 30.
Para mostrar o andamento dos trabalhos, o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz; o coordenador de Planejamento da secretaria, Rui Siqueira; os vereadores da Frente Parlamentar da Bicicleta, formada por Luciano Diniz, Iza Vicente e Rafael Amorim, visitaram a orla da Imbetiba - onde já começaram a ser instalados alguns paraciclos.
“Essa é uma demanda urgente para que a população possa estacionar adequadamente. Estamos avançando também no estudo do projeto da Rota 2, uma ciclovia que vai do Bairro da Glória ao Parque de Tubos”, disse Jayme Muniz.
O Secretário também adiantou que está em andamento o processo para implantação das bicicletas compartilhadas, com 28 estações, do Lagomar ao Parque de Tubos. O serviço será oferecido gratuitamente à população, mediante cadastro.