logo

Prefeitura vai instalar postos guarda-vidas na orla

28/09/2005 12:01:29 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Preocupado com a segurança dos banhistas que freqüentam a orla macaense, o vice-prefeito de Macaé, Carlos Augusto de Paula, o Carlão esteve reunido na manhã de quarta-feira (28) com o tenente coronel Marcos Vinícius Monteiro Rossi, do 9º Grupamento dos Bombeiros Militar, para saber das novas ações da instituição.

Durante o encontro, Carlão falou da necessidade de integração das instituições municipais e estaduais. “O nosso objetivo é o bem estar e a segurança da população, para isso iremos concluir as obras da orla com a construção dos postos salva vidas, incluindo também as praias Campista e Pecado”, garantiu.

O tenente coronel Marcos Vinícius acrescentou que os postos são importantes não só para aumentar o raio de ação visual dos guarda vidas, mas também como um ponto de referência para os banhistas. Ele ressaltou que no período do verão o efetivo fica completo, pois o período de férias fica compreendido entre os meses de março a outubro, garantindo assim a vigilância permanente.

De acordo com o chefe dos guarda vidas, capitão Luciano Castilho somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano os guarda vidas do 9º GBM realizaram 671 salvamentos no mar contra 834 de janeiro a dezembro de 2004, nas praias de Macaé e Rio das Ostras. “É importante que as pessoas respeitem as sinalizações, não bebam, não freqüente lugares desprotegidos como rios e cachoeiras e principalmente, fiquem atentas as crianças”, alertou.

O vice-prefeito disse que tomou a iniciativa de procurar a instituição, pois foi questionado pela população se os guarda vidas estão bem equipados para atuar no próximo verão. O tenente coronel então informou, que além dos materiais usuais como pranchas, pé de pato, coletes entre outros, os guarda vidas passam a contar com um jet-ski, um bugre e um quadriciclo para patrulhamento na areia.