Premiação de Macaé é entregue à equipe da área econômica

21/09/2015 18:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Município foi o melhor colocado em cinco categorias ligados à economia e investimentos

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, e o secretário de Fazenda, Ramirez Candido, entregaram, nesta segunda-feira (21), à equipe de Fiscalização de Tributos, a placa referente ao prêmio "Melhores Cidades do Brasil", promovido pela Revista IstoÉ e a consultoria Austin Ratings. A pesquisa apontou a eficiência fiscal desenvolvida pela gestão municipal.

- Esse prêmio é de vocês. O segredo é o trabalho de cada servidor na condução de suas atribuições. Hoje, o cenário aponta para que os gestores administrem da melhor maneira os recursos públicos, que retornam para população em forma de ações voltadas para infraestrutura, saúde e educação - ressaltou o prefeito, agradecendo o empenho de todos.

O secretário de Fazenda, Ramirez Candido, elogiou a equipe. "Estamos satisfeitos com a atuação dos fiscais. Esta foi uma ação conjunta do poder executivo com a coordenadoria de Tributos. Disponibilizamos toda infraestrutura de informática, sistema de informação e logística de transporte. O prêmio é a prova de um trabalho árduo dos 42 fiscais, que utilizaram de todas as ferramentas disponíveis para execução impecável de seu trabalho", destacou.

Ele acrescenta que a equipe de fiscalização colaborou ainda para o aumento da arrecadação de tributos, com ações de inteligência e respeito ao contribuinte. "Atualmente, o Imposto Sobre Serviços (ISS) se mantém num patamar de arrecadação considerável e isso nos dá suporte à diminuição da fonte de receita dos royalties", frisou, lembrando que os dados de arrecadação estão disponíveis no Portal da Transparência.

Representando toda a equipe de fiscais, o coordenador geral de Tributos, Francisco Carlos Fonseca, recebeu a placa que premiou a cidade na categoria de Indicadores Fiscais.

- A coordenação agradece todo o esforço dos colegas, a doação de cada um e que não vamos parar por aí. Iremos implementar outros mecanismos de fiscalização que nos trarão uma melhor arrecadação, como o aprimoramento em algumas atividades como: atividades financeiras, cartorárias e construção civil -, pontuou.

Também estiveram presente na entrega da placa, o subsecretário de Tributos, Márcio Luiz Bravo, o coordenador de Diligência Fiscal, Luiz Carlos Carvalho Félix e o fiscal de Tributos, José Fausto Guimarães.

Prêmio - Macaé recebeu, na última semana, o prêmio do Ranking das Melhores Cidades do Brasil, uma pesquisa realizada pela Revista IstoÉ e a consultoria Austin Ratings. O município foi o melhor colocado em cinco categorias ligados à economia e investimentos. A boa classificação retrata a política de eficiência fiscal que vem sendo adotada pelo governo desde 2013.

Macaé ganhou nos seguintes quesitos: Indicadores fiscais – geral; Indicadores fiscais - porte grande; Execução do orçamento – geral; Execução do orçamento - porte grande; Comércio exterior - porte grande. A criação do ranking levou em consideração o cruzamento de informações extraídas de fontes públicas, como IBGE, PNAD, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Datasus, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Denatran, entre outros. A partir dessa avaliação, foi composto um ranking com 21 categorias, cada qual com três cidades vencedoras conforme seu porte: pequeno (até 50 mil habitantes), médio (de 50 mil a 200 mil habitantes) e grande (acima de 200 mil habitantes).