logo

Premiação do Concurso de Slogans do Livro Didático é hoje

10/10/2012 09:44:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quarta-feira (10) a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Slogans do Livro Didático. Na ocasião, serão entregues aos vencedores dos cinco melhores slogans produzidos pelos alunos para o concurso, além das cinco melhores práticas pedagógicas, vão receber medalhas e kit´s pedagógicos, com livros específicos. A homenagem pelas ações vencedoras acontece a partir das 9h, na sede da Secretaria. A programação faz parte do projeto “Pratique Cidadania”.

– Foi difícil para a comissão que elegeu as melhores interfaces pedagógicas, pois foi o ano em que mais tivemos adesão das escolas, com trabalhos de alto nível. Temos que agradecer e valorizar a participação de todos. Cinco foram classificados em cada categoria, mas todos são campeões, porque não importa somente os vencedores e sim todo o trabalho que foi feito nas escolas - disse a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Tomaz.

A iniciativa de premiar os melhores trabalhos foi elogiada, inclusive pela Coordenação-Geral dos Programas do Livro (CGPLI/DIRAE), que, por meio de sua coordenadora-geral, Sonia Schwartz, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé pelo projeto “Pratique Cidadania, Cuide Bem do seu Livro Didático”. Segundo ela, “iniciativas como essa enriquecem o nosso trabalho, aprimorando o atendimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em diversos âmbitos de gestão, o que contribui para a qualidade da educação pública brasileira”, afirmou.

Durante a programação especial desta quarta-feira, haverá ainda a apresentação do coral dos alunos do Colégio Neuza Gourlart Brizola, exibição do vídeo “Um professor. Um bom começo” e relatos de experiências dos alunos e professores vencedores.

- A grande finalidade do concurso é reforçar o zelo que o aluno deve ter com o livro didático, sempre incentivado pelo professor. E o trabalho direcionado a boa utilização do livro didático, sua conservação e devolução serve de exemplo, pois fomos premiados com o 1º lugar no concurso “Ações Inovadoras no Livro Didático”, promovido pelo FNDE. Todo este trabalho é a prova do comprometimento da equipe da Educação com o processo ensino-aprendizagem, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

No caso dos slogans, serão premiados os cinco melhores produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, que foram subdividos em categorias. Os alunos do 2° ao 5° ano participaram da temática “Cuidar para Preservar”. Já os estudantes do 6º ano ao 9º ano redigiram slogans sobre o tema “Devolver é legal”. De acordo com estes critérios, os slogans escolhidos foram os seguintes: “É direito, é dever, usar o livro didático e devolver!", de Breno Ferreira Clen Prigione, aluno da professora Maria Elena, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão; “Ler... Aprender... É uma arte! Devolva seu livro didático. Faça sua parte!”, de Kivya Thaina Rodrigues da Fonseca, aluna da professora Jociane, da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias; “Ler aumenta o conhecimento e cuidar do livro didático é a onda do momento!”, de Maria de Lourdes Oliveira Machado, aluna da professora Rita de Cássia, da Escola Estadual Municiaplizada Jacyra Tavares Duval; “Do meu livro didático vou cuidar, amanhã outro amigo vai usar!", de Maria Luisa Linhares Rocha, aluna da professora Fabiany, da Escola Estadual Municiaplizada Fazenda Santa Maria e “O livro didático é para estudar, e aquele que devolver será um aluno exemplar”, de Aylla Ximenes Santos da Silva, aluna da professora Nadja, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

Na categoria “Interfaces Pedagógicas do Professor”, que teve por objetivo divulgar as boas práticas do professor na utilização do livro didático, ou seja, as intervenções pedagógicas utilizadas pelo professor no livro didático que fazem o aluno aprender melhor, também serão cinco as premiações. Os vencedores que serão homenageados são os professores Welington Pinheiro Marques, da Escola Municipal Lions, selecionado pela interface pedagógica “Acessibilidade e socialização utilizando o livro didático”; Elzimar de Oliveira Monteiro, da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, selecionada pela interface pedagógica “Atividade interdisciplinar utilizando livro didático: Água - usar sem abusar”; Rodrigo Mata Macedo, do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, selecionado pela interface pedagógica “Exercitando cidadania através da arte e atividade proposta no livro didático”; Juliana Pizzo Augusto, da Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, selecionada pela interface pedagógica “Preservação do espaço escolar tendo como referência o livro didático de Geografia” e Alessandra da Silva Fernandes, do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, selecionada pela interface pedagógica “Combinados Inteligentes, utilizando o livro didático, ajudam o aluno a conviver e aprender”.