Revelar novos talentos da poesia brasileira é apenas um dos objetivos do Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma), organizado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), uma autarquia da prefeitura. O concurso foi criado em comemoração aos 200 anos do município e o centenário de Vinícius de Moraes. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro no portal www.macae.rj.gov.br.
De acordo com os organizadores, o concurso foi idealizado com base no Programa Nascente, da Universidade de São Paulo (USP) que, durante a década de 90 foi responsável pela revelação de alunos em diversas modalidades de arte. Poderão participar universitários de todo o Estado do Rio de Janeiro. “Não existe no Estado um concurso literário que tenha essa abrangência. E paralelo a esse fato, temos pesquisas que comprovem o grande interesse da população a esse gênero literário, por isso acreditamos na importância dessa premiação”, enfatizou o professor Gerson Dudus, um dos organizadores.
Podem participar também os poetas estrangeiros, desde que residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos. Os trabalhos devem ser inéditos, apresentados em língua portuguesa e o tema é livre. Os interessados podem inscrever apenas um poema, estando o original assinado e remetido em cinco vias digitadas na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço dois, em folha no formato A4. Os envelopes com os trabalhos devem estar lacrados e endereçados ao Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma), Funemac, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 – Coordenadoria de Cultura, 3º andar, Cidade Universitária, Bairro Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - CEP: 27930-110. Para subscritar, o remetente deverá usar apenas o pseudônimo.
A seleção dos poemas será feita em duas etapas por comissões compostas por profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura, comunicação e teatro, escolhida pela equipe da Coordenação de Cultura da Funemac. A primeira fase escolherá os melhores poemas, a segunda fase escolherá as melhores performances e acontecerá na premiação, dia 29 de outubro de 2013.
Os 20 melhores poemas serão publicados em um livro, e cada um dos autores receberá 10 exemplares. As 10 melhores performances serão editadas em DVD e presenteadas com os livros. Já os três primeiros colocados receberão 100 exemplares cada da publicação de plaquete de cada um; além de uma pequena seleta de livros de poesia para os três primeiros colocados.