Foto: Arquivo
Alunos se preparam para as provas do IFF e co Colégio de Aplicação
Preparação em ritmo acelerado para os alunos do curso pré-técnico comunitário do Colégio Municipal Botafogo. Com a chegada do final do semestre letivo, os 26 estudantes que participam do projeto gratuito já estão realizando exercícios específicos e simulados. Os testes são voltados a preparação dos que irão concorrer as vagas nos processos seletivos do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), cujas inscrições terminaram na sexta-feira (5) e a prova será aplicada em novembro.
Oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, o Pré-Técnico Comunitário do Colégio Botafogo será encerrado no mês de novembro. Participam do curso alunos 8º e 9º anos de escolaridade, além do ciclo V da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a vice-prefeita e secretaria de Educação, Marilena Garcia, cursos preparatórios gratuitos a exemplo do pré- vestibular comunitário e, sobretudo, o pré-técnico reforçam a preocupação da pasta com a transformação do cidadão.
- Estou muito satisfeita com o empenho dos alunos e educadores, quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem diante da inclusão social. Nossos alunos, que em sua maior parte moram nas imediações do bairro Botafogo, estão envolvidos não apenas na busca pelo conhecimento, mas na formação plena, além do incentivo aos alunos que moram em áreas de vulnerabilidade social, a destacar suas potencialidades e o direito a continuidade nos estudos.
Iniciado no ano letivo de 2010, o curso, que retornou suas atividades no primeiro semestre letivo, é ministrado pelos professores da própria unidade de ensino. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 12h40 às 15h40. Para facilitar os estudos, a equipe responsável pelo curso subdividiu o cronograma das aulas com as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia , Português e Redação, através de apostilas gratuitas.
Para a diretora geral do Colégio Municipal Botafogo, Luiziana Simões de Almeida e o orientador pedagógico, Douglas Rodrigues Ribeiro, o curso pré-técnico comunitário já é um sucesso.
- Fico feliz com a repercussão do curso pré-técnico comunitário. Conseguimos valorizar o aluno e interagir. Registramos, no ano de 2010, a aprovação de dois alunos no Colégio de Aplicação da Prefeitura de Macaé. Nosso sonho está prestes a se tornar mais uma realidade. Nosso anseio é que nossos estudantes tenham êxito diante das provas, garantido o acesso em uma instituição pública técnica-profissional e possibilitando assim alternativas permanentes para um futuro promissor, salientou Luiziana Simões.
Motivada, a estudante do 8º ano de escolaridade Hágata Almeida de Oliveira, de 13 anos, afirma que está se dedicando pra valer. Aluna do Colégio Municipal Botafogo desde o 1º ano de escolaridade, a jovem se tornou exemplo para alguns alunos da unidade.
- Quero fazer bonito nas provas e assim como meus outros colegas ser aprovada no curso técnico do IFF. Estou estudando bastante, principalmente as áreas de Exatas, pois posteriormente pretendo prestar vestibular para Engenharia, falou animada.