Começaram nesta segunda-feira (23) e vão até sexta-feira (27) as inscrições para o pré-vestibular comunitário 2006, da secretaria de Educação. As inscrições podem ser feitas no prédio da secretaria, onde vai funcionar o curso (Rua Antero Perlingeiro 402, Centro). Foram colocadas 300 vagas à disposição dos estudantes.
A inscrição vale como pré-matrícula. Basta preencher uma ficha com os dados pessoais como identidade, escolaridade, residência, telefone e outros. Na segunda fase, será exigida a apresentação de documentos para a efetivação da matrícula.
A secretária Milmar Pinheiro falou sobre o funcionamento do curso. “O pré-vestibular comunitário, inteiramente gratuito, vai funcionar em três turnos: manhã, tarde, noite, com duas turmas de 50 alunos em cada período. As aulas vão ser ministradas no prédio da secretaria, em salas que estão sendo construídas e adaptadas, o que facilita ainda mais o acompanhamento por parte do Departamento de Educação”, explicou.
Segundo o coordenador do pré-vestibular, professor Reginaldo de Moraes, foram mais de 150 inscrições no primeiro dia. “Em 2005, colocamos 600 vagas à disposição. Tivemos 1.800 inscrições, o que levou a secretaria a decidir por uma seleção, através de uma redação”, observou.
Segundo Reginaldo, a secretaria espera um número elevado de inscrições, devido ao êxito dos alunos que fizeram o curso ano passado. “Esperamos muitos inscritos, não só devido à gratuidade do curso mas, principalmente, ao alto nível de ensino, que proporcionou a 120 alunos ultrapassarem as notas mínimas exigidas nos vestibulares para a UFRJ, UFF, UERJ, UENF, e que aguardam os resultados da classificação”, explicou.