logo

Previsão ainda é de chuvas para o resto do dia

16/04/2008 12:15:40 - Jornalista: Catarina Brust e Maria Izabel Monteiro*

A frente fria que chegou em Macaé nesta terça-feira (15), trouxe ventos fortes e muita chuva, alagando diversos pontos da cidade. A Defesa Civil e a secretaria de Obras atuam realizando intervenções com bombas de sucção nos bairros onde a situação é mais crítica para minimizar e ajudar no escoamento da água e da lama.

O índice pluviométrico desta terça-feira foi de 68.5 mm e de 0h até às 9h desta quarta-feira (16) foi de 87 mm, de acordo com a Defesa Civil. Os pontos mais críticos de alagamentos na cidade estão localizados nas Malvinas, Imboassica, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Sol y Mar, Visconde de Araújo, Barra de Macaé, e Engenheiro da Praia. Neste bairro, uma família cuja residência já estava condenada pela Defesa Civil foi encaminhada para a Pousada Brisa da Costa.

A previsão da meteorologia é de chuva para o resto do dia com índice pluviométrico de 20 mm. A secretaria de obras junto com a Defesa Civil instalou bomba de sucção na Rua D, na Malvinas, para ajudar no escoamento da água. A bomba de sucção da Rua Télio Barreto escoa cerca de 1,5 mil litros de água por segundo, a cada quatro segundos o equivalente a um caminhão pipa de água.

Na região serrana não houve nenhuma ocorrência de alagamentos ou deslizamentos de encostas, segundo a secretaria do Interior que está fazendo o monitoramento da serra macaense.

- Os bairros como Imboassica e Malvinas são os mais prejudicados pela forte chuva que caiu na cidade. Estamos enviando um caminhão de sucção para escoar a água em frente à escola na Imboassica e abrimos um canal em frente ao Terminal Parque de Tubos também. Estamos mobilizando empresas e a Defesa Civil para colocar uma rede de drenagem e elevação, se possível vamos colocar ainda hoje, mesmo com chuva. Outro bairro prejudicado também é o Sol Y Mar – disse o secretário de Obras, Mario Bucker.

Nova Holanda – Uma equipe da Defesa Civil e da secretaria de Obras atua neste momento no bairro da Nova Holanda com bombas de sucção e uma retroescavadeira para minimizar os pontos de alagamento. Ao todo, a Defesa Civil deslocou 15 agentes para atuarem em diversos pontos da cidade. Foram registradas também quedas de árvores no bairro Parque Aeroporto e na Barra de Macaé, que interromperam o trânsito. A situação já foi normalizada com a retirada das árvores.


*Colaborou: Samanta Fernandes - estagiária