Primavera dos Museus: alunos do Zelita Rocha visitam o Solar dos Mellos

20/09/2022 16:16:00 - Jornalista: Glaucio Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Programação segue até dia 22 com atrações para diferentes públicos

Segue nesta terça-feira (20) a programação da Primavera dos Museus, no Solar dos Mellos, um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com museus de todo o país. A agenda do dia contou com a visita de alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Zelita Rocha de Azevedo.

Além da programação especial do projeto, que terminou com uma apresentação de fantoches para as crianças, os alunos puderam também ver as exposições permanentes do museu, que possuem peças que pertenciam e contam a história da Família Mello, que nomeia o casarão, e com obras que falam sobres alguns dos antigos prefeitos do município.


“A apresentação final foi a parte que eu mais gostei. Eu achei bem legal poder aprender um pouco mais sobre a cidade e sobre os prefeitos. É diferente do que a gente aprende na escola”, comentou Thalita Venceslau, aluna do 3º ano.


A 16ª Primavera dos Museus, aberta na última segunda-feira (19), com a Exposição "Independência e Museus - Outros 200, outras Histórias", também conta com cerca de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp), da Secretaria de Educação de Macaé. A mostra inclui obras em diferentes técnicas como: desenho com grafite, com lápis de cor e digital, além de colagem, aquarela, pintura com tinta acrílica e técnica mista. A curadoria da exposição é do professor de Artes e artista plástico, Richardison Mello.

Programação

Na programação, estão ainda edições especiais de projetos regulares do museu para estudantes. Nos dias 20 e 23, às 9h e às 14h, haverá ‘Visita Guiada'. No dia 21, também às 9h e às 14h, ‘Lugares de Memória’, no Forte Marechal Hermes. E, para o público em geral, encerrando a programação da 16ª Primavera de Museus, às 19h, ‘Curta no Museu’, apresentando ‘O Canto do Rio Macaé’, de André Pacheco, José Paulo e Rafael Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ).

Fora a exposição e as edições especiais dos projetos do Solar, haverá outro evento. No dia 22, às 18h, acontecem as palestras com lançamento dos livros ‘Educação das relações raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico’, do professor doutor Jorge Luís Rodrigues dos Santos, e ‘Como pessoas comuns transformam fraquezas em forças’, da professora doutora Gabriela Barreto de Oliveira.


Fotos Relacionadas