logo

Primeira dama de Macaé é madrinha da turma de guardas mirins

17/07/2007 16:04:59 - Jornalista: Equipe Secom

A sede da Guarda Municipal ficou lotada durante a formatura da Guarda Mirim, que aconteceu na terça-feira (17). O Programa, realizado pela Prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, com a coordenação de Laila Bastos tem a finalidade de proporcionar a formação integral dos adolescentes ao promover o seu desenvolvimento social, educacional e profissional para que encontrem o caminho da cidadania.

A primeira dama do município e presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico – CAPO, Márcia Moraes, é a madrinha da segunda turma de guardas mirins. O patrono é o secretário executivo de Serviços Públicos, Delorme Ramos.

Após a execução dos hinos Nacional e de Macaé, foi cantado o Hino da Guarda Mirim, que tem como autor o guarda sênior Djalma. Maria Clara e Everton Antônio, alunos que se destacaram, foram reconhecidos com a entrega de certificado e uma bicicleta cada um.

Em seu discurso, a primeira dama, agradeceu ao diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, pelo empenho de sua equipe em formar jovens educados, respeitosos e obedientes. Falou do orgulho de ser a madrinha da nova turma de guardas mirins e disse estar feliz por todos os formandos que venceram mais uma etapa de suas vidas. Márcia Moraes ressaltou que a formação integral é sinônima de um mundo melhor.

Antônio Franco agradeceu o apoio do prefeito Riverton Mussi e pediu aos jovens que reconhecessem, valorizassem a oportunidade, se empenhassem cada vez mais estudando e sendo bons profissionais para um futuro promissor. O diretor-presidente também explicou aos guardas mirins que a troca do fardamento foi uma solicitação do prefeito Riverton, para diferenciá-los dos guardas municipais. “Quero agradecer ao prefeito Riverton, que pensa sempre no social, olhando pelas crianças, jovens, adultos e pelos idosos. A formatura é uma satisfação para os pais, parentes, amigos, educadores, mas a felicidade maior é dos formandos, que agora estão mais preparados para a vida profissional”, frisou o diretor-presidente da Guarda.

Delorme Ramos falou da responsabilidade que os guardas mirins têm com suas atitudes. “Vocês são um exemplo para tantos jovens que não querem estudar. Que ficam por aí, com oportunidades, mas que não querem se esforçar, estudando e trabalhando para terem um futuro digno”.


Brevês e certificados entregues

Antes do encerramento da solenidade, a madrinha e o patrono, entregaram os brevês aos formandos. Foram entregues o certificado de conclusão do curso de Formação Geral da Guarda Mirim.

A formanda Ana Caroline, 14 anos, cursando a sétima série no Colégio Polivalente, falou de sua expectativa.

- O curso fez com que eu e meus colegas adquiríssemos mais responsabilidades. Aprendi muitas coisas, foi legal. Agora vou colocar tudo que me foi ensinado no meu primeiro trabalho. Vai ser uma experiência nova e tenho certeza que aprenderei muito. É o início de uma outra fase em minha vida e devo muito ao prefeito Riverton Mussi e ao presidente da Guarda, por esta oportunidade, que saberei aproveitar.

O programa Guarda Mirim teve início em abril de 2005 e já formou mais de 200 jovens de ambos os sexos, compreendidos na faixa etária entre 14 e 17 anos, residentes no município. O Programa conta com a parceria de empresas locais que dão a oportunidade do primeiro emprego a dezenas de jovens a cada ano.