Acontece, nesta sexta-feira (11), no Auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária, a posse do primeiro diretor do Campus UFRJ-Macaé, Gilberto Dolejal Zanetti, e o seu eventual substituto Alexandre Azevedo, eleitos com 91% dos votos da comunidade acadêmica. O evento contará com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi, e da superintendente geral das Atividades fora da Sede, profª Maria Antonieta Rubio Tyrrel, além de representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e da Prefeitura de Macaé, dentre outros convidados e autoridades. A Solenidade está marcada para 11h.
Gilberto Zanetti é professor adjunto na UFRJ do Curso de Graduação em Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação e do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos em Macaé. O seu substituto Alexandre Azevedo é professor adjunto na UFRJ e responsável pelas disciplinas de Embriologia e Histologia para os cursos de Graduação do Campus-Macaé e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação.
Após ter sido implantado oficialmente há mais de três anos no município, (a unidade iniciou suas atividades em 2005), o campus da universidade não possuía um diretor, sendo administrada pela Coordenação Geral de Campus. Com a implantação dos cursos na área de saúde e engenharia tornou-se necessária a designação de uma direção ao Campus.
Em 2006, ao se iniciar a primeira turma de Ciências Biológicas em Macaé, outras unidades acadêmicas se motivaram a criar turmas em Macaé: Instituto de Química, Faculdade de Farmácia, Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Instituto de Nutrição. Por conseguinte, estabeleceu-se de maneira definitiva o tripé indissociável pesquisa-ensino-extensão que constitui um dos principais compromissos da UFRJ.
Em 27 de Março de 2008, o plenário do Conselho Universitário instituiu o Campus UFRJ-Macaé, reconhecendo o crescente envolvimento de vários segmentos da comunidade da UFRJ na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisas e de extensão em Macaé, e na inserção da Universidade na sociedade. Desde então, oferece dois cursos de pós-graduação e nove cursos de graduação: Química, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.