As obras de instalação de galerias de concreto, no bairro Novo Cavaleiros, terminam na próxima semana. A ação tem como principal objetivo ajudar no escoamento das águas pluviais. Por medida de segurança, a pista sentido Rio das Ostras continua interdita. O trânsito foi desviado por trás do Terminal Lagoa, o outro sentido da pista está liberado.
- Estamos terminando a caixa de concreto, recuperando a antiga tubulação, fazendo o re aterro da caixa de passagem, limpando o canteiro e a partir da próxima semana vamos dar início à segunda etapa da obra, na Rua Ancelopes Trindade – disse o secretário de Obras de Macaé, Mario Bucker.
As obras para o escoamento das águas pluviais do Novo Cavaleiros foram divididas em duas etapas. A primeira fase começou com a abertura da pista da Rodovia Amaral Peixoto, do pontilhão da Rede Ferroviária até o canteiro central, no sentido Macaé-Rio das Ostras. As obras, segundo a secretaria de Obras (Semob), vão atender ao bairro nos próximos 15 a 20 anos. A obra inclui ainda a colocação de galerias que medem 1,60 (largura) x 1,50 (altura) x 1,20 (comprimento) e serão colocadas uma ao lado da outra, totalizando 3,20 x 1,50. Com isso, a capacidade de vazão da água aumenta para seis metros quadrados.
Nessa primeira etapa, é feita também a instalação de uma elevatória de 3,50 x 3,90 no canteiro central da pista, para reter a água. A água da chuva virá pela galeria até a elevatória, onde será bombeada par a Lagoa de Imboassica. Serão instaladas também caixas de areia no bairro do Novo Cavaleiros e no canteiro central da pista da Amaral Peixoto para evitar o entupimento das galerias.