logo

Primeira feira de educação ambiental do estado será em maio em Macaé

23/02/2007 14:35:21 - Jornalista: Catarina Brust

A primeira feira de educação ambiental do Estado do Rio de Janeiro – Macaé Sempre Verde – vai ser realizada no Parque da Cidade, no bairro Praia Campista, entre os dias 22 e 26 de maio. O evento já faz parte do calendário definitivo da cidade e deve atrair um público de cerca de 100 mil pessoas, entre estudantes da rede municipal e particular de ensino e público em geral. O tema da feira terá como foco os recursos hídricos: “Água para toda a vida”.

Fórum, ciclo de palestras, estandes interativos e shows musicais completam a programação do evento que tem como organizador a Empresa Portal Eventos, a mesma que promove a Feira do Verde, em Vitória, no Espírito Santo, que está na XVII edição. A Feira Macaé Sempre Verde tem parceria da prefeitura, através de uma comissão formada pelas secretarias de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Saúde (Semusa), Esporte e Lazer (Semel) e Fundação Macaé de Cultura (FMC).

Diversas instituições e Organizações não governamentais (Ongs) ligadas ao meio ambiente, como o Comitê de Bacias, a Superintendência de Rios e Lagos (Serla), Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), estão sendo convidadas a participarem da feira. Assim como empresas e instituições estabelecidas na região, onde elas poderão focar todas as suas ações em relação ao meio ambiente e à responsabilidade social.

O objetivo da feira é ressaltar a importância da educação ambiental para a adequação da sociedade em relação às questões da preservação do meio ambiente. Durante o dia serão realizadas programações lúdicas educacionais voltadas para os alunos de toda a rede de ensino da região, e à noite, para todo o público. Nas visitas monitoradas, os professores irão explicar aos alunos a importância da preservação dos recursos hídricos e falar sobre questões ambientais, como os cuidados com o lixo.

- O evento será realizado num local central da cidade, de fácil acesso. Nossa intenção é atingir os jovens que são o futuro do planeta, chamando a atenção para as ameaças que podem contaminar as nossas águas. Os estandes serão programados com o intuito de transmitir os conceitos de educação ambiental e sustentável de forma interativa, dinâmica e criativa, agregando importantes informações sobre os ecossistemas da região, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares.

A feira terá dois auditórios, um estande da prefeitura de Macaé, praça de alimentação com quatro restaurantes, cerca de 100 estandes – para patrocinadores, artesanatos, jogos lúdicos – além de uma maquete retratando a Bacia Hidrografia do Rio Macaé. Uma tenda cultural será montada no Parque da Cidade para shows de músicos locais e regionais e apresentação de trabalhos dos estudantes.

- A Feira Sempre Verde é uma atividade concreta que mostra a preocupação da prefeitura de Macaé com a preservação e a educação ambiental. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos minimizar os problemas relacionados ao meio ambiente e garantir um lugar melhor de se viver para às futuras gerações, completa Fernando Marcelo Tavares.

“Água para toda a vida” – O tema foi escolhido pela importância dentro do quadro mundial atual. As ameaças de desabastecimento para às populações e a economia, é real. “São necessárias ações de recuperação de mananciais através de plantio de matas ciliares e nascentes, e de uma ação educativa permanente que possa garantir a oferta e a qualidade deste insumo vital no futuro”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.