Foto: Ana Chaffin
Programação na Casa do Servidor trouxe palestras ao longo de três dias
Pensando no bem-estar e segurança dos servidores, durante três dias, a Casa do Servidor Júlio Antunes recebeu a 1ª Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho, que foi encerrada nesta quinta-feira (3). A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).
O encerramento contou com três palestras: "Direito do Trabalho: Conhecendo seus Direitos e Deveres", com a advogada Fabieni Barcelos e coordenadora da Casa do Servidor; "Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", com a enfermeira Luana Lacerda, especialista em saúde do trabalhador. Para finalizar o evento, o padre Gleison Lima, formado em Teologia e Filosofia, falou sobre "Escuta Ativa no Local de Trabalho: Melhorando a Comunicação e a Produtividade".
De acordo com o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, a Jornada de Segurança e Saúde no Trabalho entrará para o calendário de ações do município.
Na ocasião, a médica do trabalho, Lívia Selem e os engenheiros do trabalho, Rodrigo Gama e Cynthia Guerra, do Sesmt, informaram que a partir do mês de maio irão iniciar o Projeto de Diálogo Diário de Segurança (DDS).
“Vamos percorrer as secretarias promovendo a conscientização quanto aos riscos e a prevenção de acidentes. Será um momento de diálogo com os servidores”, disse Lívia.
“Vamos tirar dúvidas, fazer com que esses profissionais possam identificar perigos potenciais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro”, pontuou.
“São abordados temas como saúde mental, bem-estar, práticas saudáveis, entre outros”.