Foto: Moisés Bruno
O objetivo é dar mais celeridade aos atendimentos
A primeira Motolância do município de Macaé já está atuando na Vila do Papai Noel e em pequenos eventos. O projeto piloto que se encontra na fase de teste da Secretaria de Saúde, conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O coordenador de Transportes e Eventos da Secretaria de Saúde, Solimar Silva, explica que o intuito foi trazer o projeto do Samu do Governo Federal (192), para agregar ao município, para dar uma resposta mais rápida em atendimentos por exemplo, de mal súbito, princípio de AVC, infarto, tendo em vista que a malha viária está bem intensa no município.
Ele acrescentou ainda que a intenção que posteriormente a ideia é equipar a Motolância com todos os equipamentos utilizados nas ambulâncias.
Solimar informou ainda que nesse período do ano, a Secretaria de Saúde, disponibilizou nos locais de eventos um carro Spin, para dar apoio às ambulâncias e atender nos casos de pessoas estabilizadas e reposição de material, evitando dessa forma o deslocamento da ambulância e não deixar o local descoberto sem socorro médico.
“A Motolância estará dando apoio às ambulâncias nos pequenos, médios e grandes eventos. A intenção é termos quatro veículos no município”, explicou.
"As motolâncias são essenciais nos resgates em eventos devido à sua agilidade e rapidez, especialmente em locais com tráfego intenso. Elas permitem que socorristas cheguem rapidamente ao local do incidente, oferecendo os primeiros atendimentos e estabilizando a vítima até a chegada de uma ambulância. Isso pode ser crucial para salvar vidas", esmiuçou o secretário.